Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MORAES mantém PRESOS GENERAIS Braga Netto e Mário Fernandes no inquérito do GOLPE

O ministro do STF considerou que permanecem válidos os elementos que fundamentaram as prisões e que não houve mudança de contexto para justificar a concessão de liberdade provisória.

Ricardo Lélis

26 de dezembro de 2024 às 16:48   - Atualizado às 16:48

Generais Mário Fernandes e Braga Netto e Ministro Alexandre de Moraes

Generais Mário Fernandes e Braga Netto e Ministro Alexandre de Moraes Fotos: Isac Nóbrega/PR e LR Moreira/Secom/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve as prisões preventivas dos generais Walter Braga Netto e Mário Fernandes no inquérito do golpe.

Moraes considerou que permanecem válidos os elementos que fundamentaram as prisões. Na avaliação do ministro, não houve mudança de contexto para justificar a concessão de liberdade provisória aos generais.

"A defesa, portanto, não apresentou qualquer fato superveniente que pudesse afastar a necessidade de manutenção da custódia cautelar, ante a necessidade de resguardar ordem pública e a instrução processual penal conforme as circunstâncias concretas evidenciadas nos autos", escreveu Moraes.

Ao ser consultado sobre o pedido das defesas, que pleiteavam a revogação das prisões preventivas, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou a favor da manutenção das prisões.

Mário Fernandes foi preso no dia 19 de novembro na Operação Contragolpe. Braga Netto foi preso quase um mês depois, no dia 14 de dezembro, por suspeita de obstrução da investigação.

Veja Também

Em nota, o advogado José Luis Oliveira Lima, que representa Braga Netto, informou que vai recorrer para que a situação do general seja analisada na Primeira Turma do STF.

"A decisão do ministro de manter a custódia do general era previsível, apesar de a defesa entender que não há absolutamente nenhuma prova que justifique a sua prisão. Vamos aguardar o julgamento do agravo pela Turma", afirma o criminalista.

Mário Fernandes e Braga Netto estão entre os 40 indiciados pela Polícia Federal por organização criminosa, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático.

A PF afirma que o general Mário Fernandes foi o autor do plano "Punhal Verde e Amarelo" para prender ou executar o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB).

Já Braga Netto foi preso preventivamente por suspeita de tentar obstruir a investigação sobre o plano golpista. Segundo a Polícia Federal, ele tentou conseguir informações sigilosas sobre a delação do tenente-coronel Mauro Cid para repassar a outros investigados e também alinhou versões com aliados.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:36, 25 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula com os evangélicos.
Eleições

PT cria rede de mil comitês evangélicos para buscar apoio de eleitores para Lula

A mobilização ocorre em um cenário no qual pesquisas apontam vantagem de Flávio Bolsonaro (PL) sobre Lula entre os eleitores evangélicos.

Raquel Lyra e João Campos com Lula no Carnaval
Eleições 2026

Lula pode evitar Pernambuco no início da campanha, diz O Globo

Presidente deve evitar viagens a estados onde mais de um candidato busca seu apoio, em estratégia para reduzir conflitos locais.

Zema diz que pretende fatiar Petrobras e BB para viabilizar privatização
Sabatina

Zema diz que pretende fatiar Petrobras e BB para viabilizar privatização

Candidato do Novo quer dividir estatais por áreas antes de privatizá-las e afirma que Caixa Econômica ficaria fora do plano.

mais notícias

+

Newsletter