Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes anula decisão da Câmara e determina perda imediata do mandato de Carla Zambelli

A deputada cumpre prisão na Itália após fugir do Brasil, o que impede seu exercício parlamentar.

Redação

11 de dezembro de 2025 às 20:15   - Atualizado às 20:17

Alexandre de Moraes e Carla Zambelli.

Alexandre de Moraes e Carla Zambelli. Foto: Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a decisão tomada pela Câmara dos Deputados e determinou a perda imediata do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

A medida reverte o resultado da sessão realizada na madrugada desta quinta-feira, 11 de dezembro, quando os parlamentares decidiram manter o mandato da deputada mesmo após sua condenação pela Primeira Turma do STF.

Na sessão da Câmara, 227 deputados votaram a favor da cassação, 110 votaram contra e 10 se abstiveram. Apesar da maioria simples pelo afastamento, o número não alcançou os 257 votos exigidos para confirmar a perda do mandato. Com isso, a representação que pedia a cassação foi arquivada. A decisão de Moraes altera o quadro e invalida o resultado da votação.

Prisão de Carla Zambelli

Carla Zambelli cumpre prisão na Itália após fugir do Brasil, o que impede seu exercício parlamentar. Ela foi condenada em maio passado a 10 anos de prisão em regime inicial fechado por participar, junto ao hacker Walter Delgatti Neto, da invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça.

A Primeira Turma também responsabilizou a deputada pela adulteração de documentos do CNJ. A pena inclui multa equivalente a dois mil salários-mínimos e a obrigação de pagar R$ 2 milhões em indenizações por danos materiais e morais coletivos. A lei torna ambos inelegíveis desde a condenação até oito anos após o fim do cumprimento da pena.

A decisão da Câmara contrariou o parecer elaborado pelo deputado Claudio Cajado (PP-BA) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O relator recomendou a cassação por entender que não há compatibilidade entre o exercício do mandato e o cumprimento da pena em regime fechado. Ele destacou no documento que a função parlamentar exige presença física em Plenário e participação ativa nas comissões, condições impossíveis para uma pessoa reclusa.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:59, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter