Pernambuco, 09 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro Silvio Costa Filho reassume presidência do Republicanos em Pernambuco

O partido tem como objetivo ampliar o número de deputados federais e estaduais nas eleições do próximo ano.

Jameson Ramos

29 de abril de 2025 às 16:08

Silvio reassumiu o comando do Republicanos em Pernambuco.

Silvio reassumiu o comando do Republicanos em Pernambuco. Foto: Divulgação

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reassumiu a presidência do Republicanos em Pernambuco, cargo do qual estava licenciado. Com isso, Silvio passará a acumular a função de dirigente partidário à atividade como ministro de Estado. O atual presidente do partido, Samuel Andrade, assumirá a primeira-secretaria da sigla. 

“Vamos ao longo de 2025 andar Pernambuco buscando o fortalecimento do partido em todas as regiões. Vamos trabalhar ao lado dos deputados federais Augusto Coutinho, Fernando Monteiro e Ossésio Silva; e ao lado dos deputados estaduais William Brígido e Mário Ricardo, para avançar no fortalecimento da chapa proporcional em 2026”. 

Silvio ressaltou que está confiante que o seu partido conseguirá eleger em 2026 entre quatro e cinco deputados federais, e cinco a seis deputados estaduais.

Na segunda-feira, 28 de abril, em entrevista ao Portal, o ministro - que deve disputar o Senado nas eleições do próximo ano -, destacou que o Republicanos deve se empenhar bastante para fazer uma chapa forte.

“Faremos uma chapa competitiva e temos muita confiança que o Republicanos estará disputando uma eleição majoritária agora no ano de 2026. Naturalmente, esse nosso projeto passará pela orientação do presidente Lula. Não tomaremos nenhuma decisão em Pernambuco sem combinar com o presidente Lula”, complementou o ministro.

Congresso

Silvio Costa Filho participou, na manhã da segunda, da abertura do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). o evento está sendo realizado no Centro de Convenções, Olinda.

Com o tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”, o evento segue até a quarta-feira, 30 de abril, reunindo representantes de todo o estado em debates e ações voltadas ao fortalecimento das gestões locais.

“O Congresso é um espaço de construção coletiva, de troca de experiências e busca por soluções concretas. Pernambuco se encontra aqui, do litoral ao Sertão, para trabalhar a melhoria dos municípios e da vida das pessoas. Visitem a caravana, os estandes da Feira da Amupe. São muitas inovações tecnológicas, ministérios, bancos e empresas públicas à disposição para destravar projetos parados ou tirar dúvidas”, destacou Marcelo Gouveia, presidente da entidade.

Representando o Governo Federal, o secretário nacional de Relações Institucionais, Ilário Marques, realizou a abertura oficial da Caravana Federativa, um dos principais destaques do evento. A iniciativa reúne ministérios, bancos públicos e órgãos federais para oferecer atendimento direto aos gestores municipais. “Fortalecer o federalismo é fortalecer o municipalismo. Estamos aqui para construir parcerias e abrir caminhos para melhorar a vida das pessoas nos municípios”, afirmou Ilário.

Durante os três dias de programação, o público poderá acompanhar paineis temáticos, oficinas, atendimento técnico e institucional da Caravana Federativa e da iniciativa “Vamos Mudar Juntos”, do Governo de Pernambuco, que traz mais de 20 secretarias estaduais para o evento. 
 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:04, 09 Jul

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Escorpiões vistos no Congresso Nacional.
Veneno

Câmara e Senado registram a presença de escorpiões e servidor alega ter sido picado

O Senado afirma que está ciente da situação, que a presença dos bichos é comum e que toma as providências necessárias para o controle dos escorpiões.

Deputado Federal Nikolas Ferreira.
Vídeo

Nikolas diz que a direita está sendo perseguida, após o MP querer cassar os seus direitos políticos

Para Nikolas Ferreira, a esquerda está com medo dos seus adversários e, por isso, estaria fazendo uma "caça às bruxas" para ter o caminho "livre" em 2026.

Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, e o presidente Lula.
Confronto

Alcolumbre afirma que irá promulgar projeto que aumenta o número de deputados caso Lula não sancione

A medida pode ter efeito cascata, já que também será necessário igualar a proporcionalidade nas Assembleias Legislativas e até nas Câmaras Municipais.

mais notícias

+

Newsletter