Pernambuco, 26 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro Silvio Costa Filho diz que disputa pelo Senado dependerá das articulações com Lula

O líder do Republicanos destacou que o principal trabalho do partido em 2026 será pela eleição de um maior número de deputados federais e estaduais.

Jameson Ramos

28 de abril de 2025 às 16:12   - Atualizado às 16:12

Ministro Silvio Costa Filho no Congresso da Amupe.

Ministro Silvio Costa Filho no Congresso da Amupe. Foto: Portal de Prefeitura

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira, 28 de abril, que o seu partido está determinado a eleger um grande número de deputados federais e estaduais em Pernambuco. Silvio, que é tido como um pré-candidato ao Senado, declarou que qualquer decisão que tomará no próximo ano dependerá das articulações da sua legenda com o presidente Lula (PT).

“2026 está longe ainda. Eu tenho tentado trabalhar muito para ajudar Pernambuco e ajudar o Brasil. Na hora certa, nós vamos ouvir os deputados estaduais, deputados federais, prefeitos, lideranças e tomaremos a melhor decisão. O Republicanos está determinado a fortalecer uma grande chapa de deputados federais, para eleger de 4 a 5 deputados federais, vamos eleger de 5 a 6 deputados estaduais”, garantiu. 

“Faremos uma chapa competitiva e temos muita confiança que o Republicanos estará disputando uma eleição majoritária agora no ano de 2026. Naturalmente, esse nosso projeto passará pela orientação do presidente Lula. Não tomaremos nenhuma decisão em Pernambuco sem combinar com o presidente Lula”, complementou o ministro.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Silvio Costa Filho participou, na manhã desta segunda, da abertura do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). o evento está sendo realizado no Centro de Convenções, Olinda.

Veja Também

Com o tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”, o evento segue até a quarta-feira, 30 de abril, reunindo representantes de todo o estado em debates e ações voltadas ao fortalecimento das gestões locais.

“O Congresso é um espaço de construção coletiva, de troca de experiências e busca por soluções concretas. Pernambuco se encontra aqui, do litoral ao Sertão, para trabalhar a melhoria dos municípios e da vida das pessoas. Visitem a caravana, os estandes da Feira da Amupe. São muitas inovações tecnológicas, ministérios, bancos e empresas públicas à disposição para destravar projetos parados ou tirar dúvidas”, destacou Marcelo Gouveia, presidente da entidade.

Representando o Governo Federal, o secretário nacional de Relações Institucionais, Ilário Marques, realizou a abertura oficial da Caravana Federativa, um dos principais destaques do evento. A iniciativa reúne ministérios, bancos públicos e órgãos federais para oferecer atendimento direto aos gestores municipais. “Fortalecer o federalismo é fortalecer o municipalismo. Estamos aqui para construir parcerias e abrir caminhos para melhorar a vida das pessoas nos municípios”, afirmou Ilário.

Durante os três dias de programação, o público poderá acompanhar paineis temáticos, oficinas, atendimento técnico e institucional da Caravana Federativa e da iniciativa “Vamos Mudar Juntos”, do Governo de Pernambuco, que traz mais de 20 secretarias estaduais para o evento.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:25, 26 Set

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastor Silas Malafaia.
Declaração

Malafaia rebate Lula após críticas à Igreja Batista da Lagoinha: "Vai lavar a sua boca!"

"Tocou na igreja, me chamou para a briga. Quando Lula debocha e ataca uma igreja evangélica, ele ataca todas, e eu vou provar para vocês", disse o pastor.

Nunes Marques, Ministro do STF
Organização

TSE e Polícia Federal definem plano de segurança para as Eleições 2026

"A democracia se fortalece quando a cidadã e o cidadão têm assegurado o direito de participar da vida pública em um ambiente de liberdade, respeito e segurança", afirmou Nunes Marques.

Lula faz ato eleitoral de campanha no Recife Antigo
Ato

Marília Arraes leva força da Frente Popular às ruas do Recife em ato histórico no Marco Zero, ao lado de Lula

Presidente participou de caminhada com a candidata ao Senado e a chapa majoritária; diante da multidão, Marília defende um Congresso comprometido com os trabalhadores e a democracia

mais notícias

+

Newsletter