Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro da Casa Civil diz que HADDAD "saiu mais forte" após recuo do governo sobre polêmica do PIX

De acordo com Rui Costa, a gestão federal nunca pensou em tributar o meio de pagamento.

Gabriel Alves

21 de janeiro de 2025 às 10:30   - Atualizado às 11:19

Haddad e Rui Costa.

Haddad e Rui Costa. Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, negou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenha se enfraquecido após a derrota do governo sobre a nova fiscalização do Pix; pelo contrário, "ficou mais forte". De acordo com o ministro, o governo nunca pensou em tributar o meio de pagamento.

"Ao contrário", disse Rui após ter sido questionado se Haddad saiu mais fraco do episódio. "Haddad saiu mais forte", comentou

E disse o ministro a jornalistas:

"A partir dessa reunião, a minha sensação, que estou há dois anos no governo e participei de várias reuniões, é que, de todas as reuniões que eu participei, essa foi a que eu mais gostei, a que eu mais senti uma percepção de unidade, de galvanização do conjunto dos ministros."

A declaração ocorreu após Costa ter participado da primeira reunião ministerial de 2025 promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro durou 7 horas e ocorreu na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República.

Veja Também

"Haddad não pode ter saído enfraquecido porque não houve nenhuma medida concreta ou verdadeira. O que se montou foi uma notícia facciosa, mentirosa para tentar aterrorizar a população", comentou Costa.

Na fala, Rui Costa enalteceu o Pix.

"Ele segue forte, é mais do que um meio de pagamento hoje, ele estrutura as relações da sociedade. Em hipótese nenhuma foi pensado em qualquer momento em tributar ou taxar Pix, ou que ele fosse comparável à recepção de renda para ser tributado."

Ao citar investimentos que o Governo Federal fará, Rui Costa disse que a gestão fará "mais do que o dobro" do que foi feito na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro; na parte da educação, segundo o ministro, será três vezes mais.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:43, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter