Ministra da Saúde do Governo Lula tem cartão de vacina contra Covid incompleto Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Nísia Trindade, ministra da Saúde do Governo Lula, não completou o cartão de vacina contra o Covid. A negligência da Ministra contraria as próprias recomendações da pasta para pessoas a partir dos 60 anos.
Por meio da Lei de Acesso à Informação, é possível checar a carteira nacional de vacinação da ministra e notar que a ela tomou apenas uma dose de reforço em fevereiro de 2024.
Dessa forma, Nísia deveria ter tomado a dose de reforço a partir de agosto do ano passado, mas seu cartão de vacina a segunda dose não consta.
Segundo o documento "Estratégia de Vacinação Contra a Covid-19", produzido pelo Ministério da Saúde, publicado em 2024, durante a gestão de Nísia, o recomendado para a população a partir dos 60 anos, é “o recebimento de uma dose a cada seis meses, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas”.
Vale destacar que as pessoas nessa faixa etária são mais vulneráveis ao Covid, por causa do processo de envelhecimento do sistema imunológico. Isso acaba fazendo com que os infectados tenham uma resposta menos efetiva a infecções.
A reportagem procurou o Ministério da Saúde para mais explicações, porém ele apenas confirmou a informação que a ministra "tomou 6 doses da vacina contra Covid-19”. Apesar de confirmar a falta de uma dose, a pasta garantiu que Nísia atualizará a caderneta ainda esta semana.
Pesquisadores da China descobriram um novo tipo de coronavírus que, assim como o SARS-CoV-2 - o vírus que provocou a pandemia da covid-19 -, possui alta afinidade para se conectar e infectar células humanas.
O HKU5-CoV-2, uma segunda linhagem da família dos merbecovírus (uma subfamília dos coronavírus), foi identificado e localizado em morcegos pelo Instituto de Virologia de Wuhan.
Transformado em um artigo publicado na revista científica Cell, o estudo explica que esse novo vírus possui uma alta afinidade para se ligar a células humanas por meio do receptor ACE2 (sigla em inglês para Enzima Conversora de Angiotensina 2), a mesma porta de entrada usada pelo vírus da covid-19.
O HKU5-CoV-2 pertence a grande família dos coronavírus, mais especificamente dos merbecovírus, a mesma que gerou a epidemia de Mers (sigla em inglês para Síndrome Respiratória do Oriente Médio), entre 2012 e 2015, em países da Ásia.
Já o SARS-CoV, por exemplo, também é um tipo de coronavírus, mas integrante da subfamília sarbecovírus, responsável pela epidemia de Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no início dos anos 2000 e da pandemia de covid-19.
2
21:54, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+