Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mesa Diretora da Câmara pede a suspensão do mandato de Gilvan da Federal após ofensas contra Gleisi

O deputado associou a petista ao apelido "amante", que teria sido atribuído a ela em uma lista de supostos repasses ilegais da empresa Odebrecht a políticos.

Jameson Ramos

02 de maio de 2025 às 13:25   - Atualizado às 13:25

Deputado Gilvan da Federal e a ministra Gleisi Hoffmann

Deputado Gilvan da Federal e a ministra Gleisi Hoffmann Foto: Montagem Portal/Divulgação

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados acionou o Conselho de Ética para pedir a suspensão do mandato de Gilvan da Federal (PL) por seis meses. O documento foi protocolado na quarta-feira, 30 de abril.
 
A representação é assinada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e pelos demais integrantes da Mesa Diretora: Elmar Nascimento (União-BA), Carlos Veras (PT-PE), Lula da Fonte (PP-PE) e Delegada Katarina (PSD-SE). 

A direção da Casa legislativa foi acionada pela Corregedoria Parlamentar, após Gilvan agir de forma "incompatível com o decoro parlamentar" durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública, na terça-feira, 29 de abril. 

No documento, a Mesa Diretora aponta que, na ocasião, Gilvan se referiu à ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), com palavras "ofensivas e difamatórias". 

O deputado associou a petista ao apelido "amante", que teria sido atribuído a ela em uma lista de supostos repasses ilegais da empresa Odebrecht a políticos. Na ocasião, Gilvan disse que a pessoa apelidada como "amante" devia "ser uma prostituta do caramba". 

“O representado, em flagrante abuso de suas prerrogativas constitucionais e com o animus de ferir a imagem da ministra Gleisi Hoffmann, fez insinuações abertamente ultrajantes, desonrosas e depreciativas”, consta no documento.

Veja Também

A Mesa Diretora informa no documento que as falas de Gilvan excederam o direito de liberdade de expressão e caracterizam abuso das prerrogativas parlamentares. 

Briga 

Uma reunião da comissão de Segurança Pública, da Câmara dos Deputados, terminou em confusão entre o líder do PT, Lindbergh Farias, e Gilvan da Federal (PL), na terça-feira, 29 de abril. 

A confusão começou quando Gilvan criticou o presidente Lula (PT) e o chamou de corrupto "descondenado". "Além de a gente ter um condenado por corrupção na Presidência da República, nós estamos importando corrupto. O que o senhor Lula fez foi importar corrupto", disse.

Lindbergh não gostou nada do que o colega parlamentar falou sobre o líder petista e pediu a palavra, chamando Gilvan de "sujeito desqualificado” que pediu a “morte do presidente Lula". 

Toda a confusão aconteceu durante uma audiência pública que contava com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que tinha sido chamado para falar sobre as ações da pasta, principalmente sobre a PEC da Segurança. 


 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:43, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter