Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mendonça Filho se filia ao PL e anuncia apoio a Flávio: 'Sigo como uma voz de oposição ao PT'

Antes de oficializar a filiação ao PL, Mendonça divulgou uma carta pública em que comunicou sua saída do União Brasil.

02 de abril de 2026 às 13:01   - Atualizado às 14:03

Deputado federal Mendonça Filho e Flávio Bolsonaro.

Deputado federal Mendonça Filho e Flávio Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram/@mendoncafilhope

O deputado federal Mendonça Filho oficializou, nesta quinta-feira, 1 de março, sua filiação ao Partido Liberal (PL). O ato ocorreu na sede da legenda, em Brasília, e contou com a presença de lideranças políticas nacionais e regionais.

A filiação foi acompanhada pelo senador Flávio Bolsonaro, apontado como pré-candidato à Presidência da República, além do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, do senador Rogério Marinho e do presidente do partido em Pernambuco, Anderson Ferreira.

Com a mudança de legenda, Mendonça Filho deixou a União Brasil (UB) e se comprometeu a apoiar a candidatura de Flávio Bolsonaro (RJ-PL) nas eleições deste ano. O parlamentar também confirmou que pretende disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados.

“Sigo como uma voz de oposição ao PT e defendendo o funcionamento das instituições democráticas, com a separação de poderes respeitando a Constituição Federal”, afirmou Mendonça.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mudança de partido

Antes de oficializar a filiação ao PL, Mendonça divulgou uma carta pública em que comunicou sua saída do União Brasil. No texto, ele destacou a longa trajetória na legenda e classificou a decisão como parte de um novo ciclo em sua vida política.

Veja Também

O deputado afirmou que deixa o partido com respeito e gratidão, após mais de quatro décadas de atuação. Segundo ele, a escolha foi motivada por uma reflexão sobre os rumos da carreira e pelo desejo de seguir novos caminhos na política.

“Após mais de 40 anos em um único partido, formalizo minha desfiliação do União Brasil, com a convicção de que a vida pública é feita de ciclos”, escreveu.

Posicionamento 

Ao comentar a nova fase, Mendonça Filho reforçou que seguirá como oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele afirmou que continuará defendendo o funcionamento das instituições democráticas e o respeito à Constituição.

O parlamentar também destacou que ingressou no PL com o objetivo de manter sua atuação em defesa de Pernambuco e do Brasil. Segundo ele, a mudança de partido não altera os princípios que marcaram sua trajetória política.

A filiação ocorre em um momento de articulações partidárias e definição de alianças para as próximas eleições, reforçando o movimento de lideranças em busca de novos espaços dentro do cenário político nacional.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:23, 24 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Tifanny Abreu.
Restrição

STJD mantém decisão da CBV que impede Tifanny de jogar a Superliga de vôlei

Com isso, o Tribunal de Justiça do Rio (RJ-RJ) vai oficializar, em breve, a queda da liminar que havia concedido à atleta trans para que ela pudesse atuar.

Metrô do Recife.
Eleições

Metrô do Recife terá passagem gratuita neste domingo (25), dia do segundo turno

De acordo com a CBTU, a iniciativa atende à Resolução nº 23.759/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano.

Forças Armadas nas eleições.
Operação

Eleições 2026: Forças Armadas mobilizam 25 mil militares para o segundo turno neste domingo (25)

A atuação incluirá ações de Garantia da Votação e da Apuração (GVA) em 306 municípios de 11 estados e apoio logístico em outros 39 municípios de oito unidades da federação.

mais notícias

+

Newsletter