Camilo Santana, ministro da Educação. Foto: Luis Fortes/MEC
O Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Mais Professores – Portal Formação, lançou recentemente oportunidades gratuitas de mestrado profissional em instituições públicas de ensino superior espalhadas por todo o Brasil. A iniciativa é uma ação concreta de valorização e qualificação dos docentes, com foco na melhoria da educação básica.
As vagas contemplam diversas áreas do conhecimento, como Educação Inclusiva, Artes, História, Biologia, Educação Física, Filosofia, Sociologia, Letras, Geografia, Matemática, Ciências Ambientais e Ensino de Física. A formação é voltada para professores de ensino básico que buscam aprofundar sua prática pedagógica e ampliar suas competências profissionais.
Podem se inscrever professores e demais profissionais com diploma de curso superior, desde que atendam aos requisitos apresentados no edital de cada curso. A inscrição e seleção são realizados diretamente pelas instituições de ensino que oferecem os programas. As modalidades dos cursos variam entre presencial, híbrida e a distância, dependendo da instituição e da linha de pesquisa.
Essas qualificações impulsionam a carreira docente, contribuindo para oportunidades em concursos, progressão funcional e reconhecimento profissional.
Essa iniciativa faz parte de um esforço mais amplo do MEC para elevar o nível de qualificação dos professores da educação básica, por meio do programa ProEB (Programa de PósGraduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica). Lançado em 2011, o ProEB já ofereceu milhares de vagas em mestrado e doutorado profissional. Somente em 2024, foram disponibilizadas 6.659 vagas de mestrado profissional, cobrindo diversas áreas essenciais para o ensino.
Além disso, o portal Mais Professores agrega diversas ações de formação continuada e capacitação docente, como especializações, cursos de aperfeiçoamento, apoio pedagógico e programas como Pé-de-Meia, que oferecem incentivos financeiros e apoio para docentes. A plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a esses recursos, contemplando mais de 2 milhões de professores em todo o país.
3
16:37, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.
mais notícias
+