Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Manifestantes gritam "sem anistia" enquanto Lula desfila no 7 de setembro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, que está sendo pressionado pela oposição para pautar o projeto de lei, estava na tribuna e ouviu o público.

Redação

07 de setembro de 2025 às 15:10   - Atualizado às 15:14

Janja e Lula no desfile de 7 de setembro.

Janja e Lula no desfile de 7 de setembro. Foto: Marcelo CamargoAgência Brasil

O desfile da celebração do 203º aniversário da Independência do Brasil foi encerrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às 11h15.

A celebração foi marcada pelos coro de "sem anistia" pelo público presente na Esplanada, diante do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) - Motta é pressionado pela oposição para pautar projeto de lei, ou pelo menos, a urgência da proposta, que prevê perdão dos crimes de envolvidos em atos antidemocráticos.

Um dos textos pretendido pela oposição garante perdão desde 2019, além de anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o tornar elegível para as eleições do ano que vem.

Outro ponto de destaque do evento foram as ausências. Não participaram do desfile ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O desfile foi dividido em três temas: Brasil dos Brasileiros, destacando a soberania nacional; Brasil do Futuro, com foco em obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento; e COP30, a conferência do Clima da ONU que será realizada em Belém (PA) em novembro.

Veja Também

Nas arquibancadas montadas na Esplanada, o público recebeu dos organizadores do desfile um boné escrito "Brasil Soberano". Pessoas com camisas da seleção brasileira, item que, nos últimos anos, se tornou símbolo dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também estiveram em peso na plateia.

Entre os presentes, estavam ministros do governo Lula, inclusive Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esportes). Ambos sofrem pressão da Federação União Progressista - que reúne o União Brasil e o PP - para deixarem os cargos. Outros auxiliares que estiveram no desfile foram:

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do MDIC;
  • Ricardo Lewandowski, da Justiça;
  • Renan Filho, dos Transportes;
  • Mauro Vieira, das Relações Exteriores;
  • Marina Silva, do Meio Ambiente;
  • Anielle Franco, da Igualdade Racial;
  • Rui Costa, da Casa Civil;
  • Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União;
  • Simone Tebet, do Planejamento;
  • Esther Dweck, da Gestão;
  • Márcio Macedo, da Secretaria Geral;
  • Camilo Santana, da Educação;
  • Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social;
  • Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos;
  • André de Paula, da Pesca;
  • Vinicius Carvalho, da Controladoria-Geral da União
  • Jader Filho, das Cidades
  • Márcio França, do Microempreendedorismo
  • Marcos Amaro, do GSI
  • Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas
  • Waldez Góes, da Integração Regional
  • Wellington Dias, do Desenvolvimento Social
  • Wolney Queiroz, da Previdência Social

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:30, 26 Mar

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro e a deputada federal Roberta Roma.
Articulação

Flávio Bolsonaro cogita deputada da Bahia para vice na chapa presidencial, diz jornal

A busca por um nome do Nordeste faz parte da estratégia para ampliar a presença eleitoral na região, onde o bolsonarismo enfrenta maior resistência.

Raquel Lyra e Kassab filiam Guilherme Uchoa Jr. ao PSD.
Chegada

Raquel Lyra e Kassab filiam Guilherme Uchoa Jr. ao PSD e reforçam bancada em Pernambuco na Câmara

Para o deputado, a decisão é resultado de um amplo diálogo com lideranças da sigla.

Edinazio Silva e Felipe Santos (Solidariedade
Eleições

"Edinazio terá autonomia total para montar chapa Solidariedade-PRD", diz vice nacional Felipe Santo

O Portal de Prefeitura conversou com Felipe Espírito Santo, vice-presidente nacional da sigla, que destacou a confiança da direção nacional na nova liderança em Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter