Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mais de 70% dos jovens criticam a economia no governo Lula, revela pesquisa Datafolha

Outro dado, somente 47% dos brasileiros acreditam que a situação econômica irá melhorar em 2025, sendo este o nível mais baixo de esperança desde 2020.

Portal de Prefeitura

04 de janeiro de 2025 às 12:49   - Atualizado às 12:54

Fernando Haddad com máscara de Lula.

Fernando Haddad com máscara de Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha, uma grande parcela de jovens brasileiros está insatisfeita com a situação econômica do país no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O levantamento mostra que 71% dos brasileiros com idades entre 16 e 24 anos consideram que a economia segue por um caminho errado. Apenas 23% dessa faixa etária têm uma visão otimista sobre o rumo econômico.

O descontentamento com a economia também é notável em outras faixas etárias. Entre os cidadãos de 25 a 34 anos, 68% desaprovam o cenário atual, enquanto 64% dos entrevistados de 35 a 59 anos compartilham a mesma opinião. No grupo de pessoas com mais de 60 anos, 55% têm uma visão negativa sobre a economia, mas 36% acreditam que as coisas estão melhorando.

Outro dado importante revelado pela pesquisa é a queda no otimismo dos brasileiros em relação ao futuro. Somente 47% acreditam que a situação econômica irá melhorar em 2025, sendo este o nível mais baixo de esperança desde 2020. Por outro lado, 25% dos entrevistados preveem uma piora na economia, enquanto outros 25% acreditam que a situação permanecerá a mesma. Apenas 3% dos participantes não souberam ou não quiseram responder.

Cenário Econômico Desfavorável

Em uma pesquisa paralela do Datafolha, divulgada em 1º de janeiro, o instituto revela que 61% da população avaliam que a economia do país está seguindo no caminho errado, enquanto apenas 32% acreditam que o rumo é o correto. Esse pessimismo é generalizado, com 70% dos recortes analisados mostrando um cenário de insatisfação. A pesquisa foi feita após o anúncio de um pacote de ajuste fiscal do governo e a elevação da taxa Selic pelo Banco Central, o que gerou ainda mais críticas.

Veja Também

Além disso, o estudo apontou que 45% dos brasileiros percebem uma deterioração na economia nos últimos meses, uma alta significativa em relação aos 35% que pensavam assim em 2023. Por outro lado, o número de pessoas que acreditam em uma melhoria caiu de 33% para 22% no mesmo período.

Preocupação com o Desemprego

A pesquisa também revelou que a preocupação com o desemprego permanece elevada. Apesar de uma leve queda no percentual de pessoas que acreditam que o desemprego vai aumentar (41%), esse índice ainda é alto quando comparado aos 39% registrados no final de 2023. O cenário de instabilidade continua sendo uma grande preocupação para grande parte da população.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:52, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter