Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Maioria dos parlamentares não acreditam em anistia para envolvidos nos atos de 8/1, aponta pesquisa

O estudo ouviu 107 deputados federais de 20 partidos e 27 senadores de 12 legendas, por meio de entrevistas presenciais ou telefônicas.

Ricardo Lélis

15 de novembro de 2025 às 16:42   - Atualizado às 16:42

Ataques de 8 de Janeiro

Ataques de 8 de Janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil

A maioria dos deputados federais e senadores não acreditam que o Congresso Nacional irá aprovar alguma medida de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, segundo pesquisa realizada pelo Ranking dos Políticos.

De acordo com o levantamento, 48,2% dos senadores e 36,5% dos deputados federais avaliam que nenhuma proposta de anistia será aprovada.

A possibilidade de uma anistia ampla, geral e irrestrita é ainda mais remota: apenas 7,5% dos deputados e 3,7% dos senadores consideram provável que essa medida seja votada em 2025.

Embora a rejeição à anistia seja predominante, parte dos parlamentares acredita em uma alternativa mais branda. Segundo a pesquisa, 33,3% dos senadores e 31,8% dos deputados avaliam que pode haver redução de penas para os envolvidos, especialmente em 2026.

O estudo ouviu 107 deputados federais de 20 partidos e 27 senadores de 12 legendas, por meio de entrevistas presenciais ou telefônicas entre os dias 21 e 31 de outubro.

Veja Também

A metodologia respeitou a representatividade partidária e incluiu parlamentares da base do governo, oposição e independentes. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Opinião dos brasileiros

Pesquisa divulgada pelo instituto PoderData em outubro deste ano, mostra que 64% dos brasileiros são contra a anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O número revela que a medida é mais rejeitada do que em março, quando 51% se posicionaram contra. O apoio à proposta também caiu, antes eram 37%, agora são 27%. 9% preferiram não responder à questão.

O instituto entrevistou 2.500 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 178 municípios de todo o país. A margem de erro é 2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:42, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter