Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'Força do povo brasileiro', diz Gilmar Mendes ao elogiar atos contra anistia e PEC da Blindagem

O ministro do STF afirmou que os protestos demonstraram apoio às instituições democráticas.

Redação

23 de setembro de 2025 às 07:19   - Atualizado às 07:19

Ministro do STF, Gilmar Mendes.

Ministro do STF, Gilmar Mendes. Foto: Andressa Anholete/STF

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), exaltou neste domingo, 21 de setembro, as manifestações contra a anistia dos envolvidos no 8 de janeiro e a PEC da Blindagem. Ele afirmou no X (antigo Twitter) que os atos "são a prova viva da força do povo brasileiro na defesa da democracia".

O ministro escreveu que os protestos demonstraram apoio às instituições democráticas e reforçaram que "graças à atuação vigilante do STF e à mobilização da sociedade, o Brasil reafirma que não há espaço para rupturas ou retrocessos".

"As manifestações de hoje contra a anistia dos atos golpistas são a prova viva da força do povo brasileiro na defesa da democracia. Em diferentes momentos, registraram-se demonstrações de apoio ao Supremo Tribunal Federal, que esteve, mais uma vez, à altura da sua história, cumprindo com coragem e firmeza a missão de proteger as instituições e responsabilizar exemplarmente os que atentaram contra o Estado Democrático de Direito", escreveu Gilmar Mendes.

O magistrado elogiou a bandeira nacional erguida durante os atos e sugeriu um pacto entre os Três Poderes para construir "um Brasil mais forte e verdadeiramente democrático para as próximas gerações".

"A mensagem é clara: é hora de olhar adiante! Precisamos transformar essa energia democrática em um grande pacto nacional entre Executivo, Legislativo e Judiciário, comprometido com uma agenda de reconstrução e de futuro. O País clama por estabilidade e por avanços concretos em áreas como economia, segurança pública, meio ambiente e justiça social", publicou.

Veja Também

Na publicação, o advogado americano Martin De Luca, que atua em processos de empresas como a Trump Media & Technology Group e a Rumble contra o ministro Alexandre de Moraes nos Estados Unidos, criticou a postura de Gilmar Mendes.

Segundo ele, o texto do ministro representa "ativismo político" e mostra "exatamente por que a confiança no STF está em queda". "Um juiz deve encarnar a imparcialidade. No entanto, o senhor celebra abertamente atos orquestrados pelo partido no poder, atos nos quais o próprio STF é exaltado como ator político", escreveu De Luca.

Pelo fato de os protestos contarem com apresentações musicais de artistas, o advogado afirmou que não seriam "prova viva da força do povo brasileiro", mas "espetáculos encenados".

As manifestações ocorreram em todo o Brasil poucos dias após a Câmara dos Deputados aprovar a PEC da Blindagem, que concede ao Legislativo a prerrogativa de decidir, em votação secreta, se parlamentares podem ser processados criminalmente. O texto está no Senado, onde deve enfrentar maior resistência. Já o projeto de lei da anistia teve relator designado e tramitação acelerada, e segue em discussão na Câmara.

Em São Paulo, na avenida Paulista, o ato reuniu 42,4 mil pessoas, segundo cálculo do Monitor do Debate Político do Cebrap/USP e da ONG More in Common. Em Copacabana, no Rio, o público foi de 41,8 mil pessoas, e contou com a presença de Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, Marina Sena, Ivan Lins, Maria Gadú, Paulinho da Viola e Lenine.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:12, 05 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra lidera votação em Nazaré da Mata com apoio da prefeita Aninha da Ferbom.
Conquista

Raquel Lyra lidera votação em Nazaré da Mata com apoio da prefeita Aninha da Ferbom

Na disputa pelo governo estadual, Raquel Lyra (PSD) recebeu 10.456 votos no município, o equivalente a 55,09% dos votos válidos.

"Vamos despetizar o Nordeste: Clarissa e Pastor Júnior Tércio são reeleitos em Pernambuco e anunciam apoio a Flávio.
Resultado

"Vamos despetizar o Nordeste": Clarissa e Pastor Júnior Tércio são reeleitos em Pernambuco e anunciam apoio a Flávio

A deputada federal recebeu 110.610 votos para a Câmara dos Deputados, enquanto Pastor obteve 75.534 votos na disputa por uma vaga na Alepe.

Eleições 2026: conheça os 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco; veja lista.
Alepe

Eleições 2026: conheça os 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco; veja lista

A nova bancada será formada por parlamentares de diferentes partidos. O PSB e o PSD aparecem com as maiores bancadas, com nove deputados eleitos cada.

mais notícias

+

Newsletter