Chegada do presidente Nicolás Maduro na Rússia. Foto: Reprodução
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou a Rússia para celebrar o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista. Ele foi convidado pelo presidente Vladimir Putin, com quem se reunirá para assinar um acordo de parceria estratégica.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não deu detalhes sobre a parceria entre a Venezuela e a Rússia, se limitando a informar a imprensa que esse será "um documento-quadro pesado, substancial e muito importante".
A primeira-dama Janja da Silva também já está em solo russo. Ela chegou no país no último sábado, dia 3 de maio, antes do presidente Lula, que deve desembarcar em Moscou na quinta-feira, 8 de maio, para participar da cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial.
"Tendo em vista a relação entre Rússia e Brasil, com importantes acordos de cooperação na área de educação e cultura, Janja focará as agendas nesses temas, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que a primeira-dama tem promovido desde quando a Aliança foi proposta pelo presidente Lula durante a presidência brasileira do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo)", mostra a agenda da primeira-dama.
Antes da chegada do presidente, Janja terá agendas com a comunidade brasileira na Rússia, em Moscou, incluindo encontro com professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira.
A convite do governo russo, Janja irá visitar diversos locais de importância histórica e cultural para o país, como o Teatro Bolshoi. A assessoria do Planalto lembra que o Brasil é o único país fora da Rússia que possui uma filial do Teatro Bolshoi e da Escola do Teatro Bolshoi.
Além do Kremlin, ela também visitará o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1744 e primeira e única empresa na Rússia produzindo produtos de porcelana artísticos.
A agenda prevê ainda que, também a convite do governo russo, a primeira-dama fará breve visita à cidade de São Petersburgo, capital cultural da Rússia, onde irá se encontrar com professores russos e estudantes dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petersburgo, além de visitar o Teatro Mariinsky, uma das principais companhias de balé da Rússia, onde irá assistir o balé "Lago dos Cisnes".
2
23:06, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+