Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Maduro desembarca na Rússia para celebrar o Dia da Vitória soviética sobre a Alemanha nazista

O ditador venezuelano também se encontrará com o presidente russo para assinar um acordo estratégico.

Jameson Ramos

07 de maio de 2025 às 12:14   - Atualizado às 12:14

Chegada do presidente Nicolás Maduro na Rússia.

Chegada do presidente Nicolás Maduro na Rússia. Foto: Reprodução

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou a Rússia para celebrar o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista. Ele foi convidado pelo presidente Vladimir Putin, com quem se reunirá para assinar um acordo de parceria estratégica.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não deu detalhes sobre a parceria entre a Venezuela e a Rússia, se limitando a informar a imprensa que esse será "um documento-quadro pesado, substancial e muito importante". 

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Janja na Rússia

A primeira-dama Janja da Silva também já está em solo russo. Ela chegou no país no último sábado, dia 3 de maio, antes do presidente Lula, que deve desembarcar em Moscou na quinta-feira, 8 de maio, para participar da cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial.

Veja Também

"Tendo em vista a relação entre Rússia e Brasil, com importantes acordos de cooperação na área de educação e cultura, Janja focará as agendas nesses temas, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que a primeira-dama tem promovido desde quando a Aliança foi proposta pelo presidente Lula durante a presidência brasileira do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo)", mostra a agenda da primeira-dama.

Antes da chegada do presidente, Janja terá agendas com a comunidade brasileira na Rússia, em Moscou, incluindo encontro com professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira.

A convite do governo russo, Janja irá visitar diversos locais de importância histórica e cultural para o país, como o Teatro Bolshoi. A assessoria do Planalto lembra que o Brasil é o único país fora da Rússia que possui uma filial do Teatro Bolshoi e da Escola do Teatro Bolshoi.

Além do Kremlin, ela também visitará o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1744 e primeira e única empresa na Rússia produzindo produtos de porcelana artísticos.

A agenda prevê ainda que, também a convite do governo russo, a primeira-dama fará breve visita à cidade de São Petersburgo, capital cultural da Rússia, onde irá se encontrar com professores russos e estudantes dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petersburgo, além de visitar o Teatro Mariinsky, uma das principais companhias de balé da Rússia, onde irá assistir o balé "Lago dos Cisnes".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:06, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter