Pernambuco, 17 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula viaja para cumprir agenda oficial na Índia e Coreia do Sul após curtir Carnaval

O presidente vai participar de uma série de fóruns empresariais e encontros voltados ao fortalecimento estratégico com os países asiáticos.

Redação

17 de fevereiro de 2026 às 07:16   - Atualizado às 07:19

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte para as visitas oficiais que realizará, entre os dias 18 e 24, na Índia e na Coreia do Sul. Uma parada para abastecimento da aeronave será feita na Tunísia, conforme informação da agenda divulgada pelo Planalto. A viagem acontece após o presidente curtir os dias de Carnaval.

A viagem à Índia é uma retribuição à visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ao Brasil em julho, durante a cúpula do Brics. Em Nova Deli, capital da Índia, Lula vai participar na quinta-feira (19) da cúpula de inteligência artificial. Será a primeira vez que um presidente brasileiro vai participar de um evento global de alto nível sobre inteligência artificial. É aguardada a presença de 40 mil pessoas de 50 países durante o evento.

A agenda de Lula na Índia prevê ainda novas oportunidades de cooperação bilateral, especialmente em termos econômicos, turísticos, agrícolas, energéticos e sustentáveis, dando sequência aos acordos firmados entre os dois países durante a visita de Modi, no ano passado.

Já entre o domingo (22) e terça-feira da semana que vem (24), Lula vai cumprir uma agenda oficial em Seul, na Coreia do Sul, a convite do presidente Lee Jae Myung. A agenda na Coreia inclui a adoção de um plano de ação trienal (2026-2029) para fortalecer as relações entre os países em direção a uma parceria estratégica. O objetivo é atrair novos investimentos coreanos nas áreas de tecnologia, agropecuária e cosméticos.

Tanto na Índia quanto na Coreia do Sul, Lula vai participar de uma série de fóruns empresariais e encontros voltados ao fortalecimento estratégico com os países asiáticos.

Veja Também

Entre os encontros, está previsto, em Nova Deli, o Fórum Empresarial Brasil-Índia, que contará com a presença de mais de 300 empresas brasileiras, além de painéis que vão tratar de temas como minerais críticos, transição energética, segurança ambiental e agricultura familiar. Já em Seul, o Fórum Empresarial Brasil-Coreia reunirá 230 empresas brasileiras para oportunidades de diálogos econômicos e comerciais.

Estadão Conteúdo

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:19, 17 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Gilberto Nascimento é novo presidente da Bancada Evangélica.
Apresentação

Frente Parlamentar Evangélica acusa desfile pró-Lula de ataque à fé cristã no Carnaval do Rio

Deputado Gilberto Nascimento afirma que apresentação da Acadêmicos de Niterói promoveu "deboche criminoso" contra evangélicos e critica uso de recursos públicos.

Pastor da IEADPE faz criticas ao desfile que fez homenagem a lula
Sapucaí

Pastor da IEADPE critica escola que homenageou Lula e aponta intolerância religiosa em desfile

O pastor também destacou que a resposta da comunidade evangélica deve ser pacífica e institucional. Ele mencionou o processo eleitoral como espaço legítimo para manifestação democrática.

Lula é homenageado por escola de samba.
Resposta

"O amor venceu o medo", diz nota de escola de samba que homenageou Lula

A Acadêmicos de Niterói declarou que não abriu mão da proposta artística que escolheu defender.

mais notícias

+

Newsletter