Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula veta exigência de exame toxicológico para obtenção de CNH e sanciona carteira social

O texto aprovado pelo Congresso previa a exigência de resultado negativo em exame toxicológico como condição para se obter a primeira habilitação nas categorias A e B.

Jameson Ramos

27 de junho de 2025 às 09:37   - Atualizado às 09:37

Presidente Lula veta obrigatoriedade de exame toxicológico para tirar CNH.

Presidente Lula veta obrigatoriedade de exame toxicológico para tirar CNH. Foto: Montagem Portal de Prefeitura/Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente Lula (PT) vetou a exigência de exame toxicológico para os candidatos à primeira habilitação de condutores e sancionou a lei que permite que recursos arrecadados com multas de trânsito custeie a habilitação de motoristas de baixa renda no país.

O texto aprovado pelo Congresso Nacional previa a exigência de resultado negativo em exame toxicológico como condição para se obter a primeira habilitação - ou permissão para dirigir - nas categorias A e B (moto e carro).

"Em que pese a boa intenção do legislador, a inclusão do artigo para prever que os condutores de todas as categorias de veículos sejam obrigados a realizar exame toxicológico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) contraria o interesse público, pois importaria em aumento de custos para a sociedade e poderia influenciar que mais pessoas optassem por dirigir sem a devida habilitação, o que comprometeria, por consequência, a segurança viária", justificou o Planalto, no veto.

De acordo com publicação no Diário Oficial da União (DOU), Lula também vetou o trecho sobre a transferência de propriedade de veículos por meio eletrônico que autorizava órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal a criarem plataformas próprias de assinatura eletrônica avançada dos contratos de compra e venda.

"Os dispositivos contrariam o interesse público ao permitir a fragmentação da infraestrutura de provedores de assinatura eletrônica, o que poderia gerar potencial insegurança jurídica diante da disparidade de sua aplicação perante diferentes entes federativos", completou o Planalto.

Veja Também

Lula também vetou o artigo que previa a vigência imediata da lei, citando a "complexidade que as mudanças propostas poderiam provocar na aplicação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e as respectivas dificuldades para a sua efetivação". Com isso, as novas normas começarão a valer somente daqui a 45 dias.

Estadão conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:22, 24 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sergey Vladimirovich Cherkasov.
Solicitação

STF manda governo Lula explicar demora para extraditar espião russo

Apontado em investigações da PF e do FBI como um oficial de alta patente do serviço de inteligência militar da Rússia, Tcherkasov viveu durante anos sob a identidade falsa de Victor Muller Ferreira.

Ministro do STF, Flávio Dino
Decisão

Dark Horse: Flávio Dino autoriza PF a acessar investigação sobre produtora

O caso ganhou repercussão após surgirem informações sobre o encaminhamento de emendas parlamentares ao Instituto Conhecer Brasil, entidade que possui ligação com a produtora responsável

Homem e criança.
Detido

Homem é preso após tentar vender o próprio filho de três anos por R$ 10 para comprar drogas

Pessoas que estavam na região teriam percebido a situação e contido o suspeito até a chegada dos policiais militares.

mais notícias

+

Newsletter