Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula teve encontro fora da agenda no Planalto com Vorcaro em 2024, revela site

A reunião contou também com a presença de Gabriel Galípolo, então indicado à presidência do Banco Central.

Ricardo Lélis

26 de janeiro de 2026 às 19:49   - Atualizado às 19:53

Daniel Vorcaro e Lula

Daniel Vorcaro e Lula (Fotos: Divulgação e Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, em dezembro de 2024, com o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, em um encontro fora da agenda oficial. A reunião contou também com a presença de Gabriel Galípolo, então indicado à presidência do Banco Central.

A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles e confirmada pela CNN. Segundo a apuração, durante o encontro Lula ouviu de Vorcaro relatos sobre a situação operacional do Banco Master.

Ainda de acordo com a CNN, o presidente teria afirmado que as questões apresentadas eram de natureza técnica e deveriam ser tratadas junto ao Banco Central.

A reunião teria sido articulada por Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff (PT). Mantega solicitou inicialmente um encontro com o chefe do gabinete pessoal da Presidência da República, Marco Aurelio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, e compareceu acompanhado de Vorcaro e do ex-CEO do Banco Master, Augusto Lima. Após o despacho, os três tiveram uma conversa com Lula.

Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, meses depois da tentativa de compra de parte da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB). Na mesma ocasião, a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, que investiga supostas fraudes financeiras atribuídas ao banco.

Veja Também

Na última sexta-feira (23), durante um evento em Maceió (AL), o presidente comentou o caso e afirmou que “falta vergonha na cara” de quem defende Daniel Vorcaro.

Ligações de Vorcaro

A quebra dos sigilos fiscal, bancário e telemático do banqueiro Daniel Vorcaro revelou a amplitude de suas relações políticas em Brasília.

Documentos encaminhados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS incluem um arquivo com a lista de contatos armazenados no celular do empresário, reunindo nomes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), integrantes da cúpula do Congresso Nacional e um governador.

De acordo com o material analisado a partir da agenda telefônica, constam ao menos três ministros do STF, cinco senadores e cerca de 20 deputados entre os contatos salvos no aparelho, sem registro de ligações ou troca de mensagens.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:25, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter