Daniel Vorcaro e Lula (Fotos: Divulgação e Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, em dezembro de 2024, com o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, em um encontro fora da agenda oficial. A reunião contou também com a presença de Gabriel Galípolo, então indicado à presidência do Banco Central.
A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles e confirmada pela CNN. Segundo a apuração, durante o encontro Lula ouviu de Vorcaro relatos sobre a situação operacional do Banco Master.
Ainda de acordo com a CNN, o presidente teria afirmado que as questões apresentadas eram de natureza técnica e deveriam ser tratadas junto ao Banco Central.
A reunião teria sido articulada por Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff (PT). Mantega solicitou inicialmente um encontro com o chefe do gabinete pessoal da Presidência da República, Marco Aurelio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, e compareceu acompanhado de Vorcaro e do ex-CEO do Banco Master, Augusto Lima. Após o despacho, os três tiveram uma conversa com Lula.
Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, meses depois da tentativa de compra de parte da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB). Na mesma ocasião, a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, que investiga supostas fraudes financeiras atribuídas ao banco.
Na última sexta-feira (23), durante um evento em Maceió (AL), o presidente comentou o caso e afirmou que “falta vergonha na cara” de quem defende Daniel Vorcaro.
A quebra dos sigilos fiscal, bancário e telemático do banqueiro Daniel Vorcaro revelou a amplitude de suas relações políticas em Brasília.
Documentos encaminhados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS incluem um arquivo com a lista de contatos armazenados no celular do empresário, reunindo nomes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), integrantes da cúpula do Congresso Nacional e um governador.
De acordo com o material analisado a partir da agenda telefônica, constam ao menos três ministros do STF, cinco senadores e cerca de 20 deputados entre os contatos salvos no aparelho, sem registro de ligações ou troca de mensagens.
3
07:25, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+