Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula se reúne com Donald Trump por videoconferência

A ligação durou cerca de 30 minutos e tratou de temas econômicos, com destaque para as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Redação

06 de outubro de 2025 às 11:52   - Atualizado às 11:52

Lula e Trump.

Lula e Trump. Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma videoconferência com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta segunda-feira, 6 de outubro. A conversa durou cerca de 30 minutos e tratou de temas econômicos, com destaque para as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. As informações são da TV Globo.

O encontro virtual começou por volta das 10h30 e ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Lula participou ao lado de integrantes de sua equipe de governo. Estiveram presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, o assessor especial Celso Amorim e os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Sidônio Palmeira, responsável pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

O diálogo teve como foco principal a questão comercial entre os dois países. O governo brasileiro busca reduzir o impacto das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos nacionais, como o aço e o alumínio, medidas que preocupam o setor produtivo e afetam diretamente as exportações brasileiras.

Encontro curto na ONU

Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Lula e Trump se encontraram por um curto período. Os dois se cumprimentaram com abraços e trocaram poucas palavras em um momento espontâneo que durou cerca de 20 a 30 segundos. Trump disse que houve "uma ótima química" entre eles e que o brasileiro "parece um cara muito legal".

O presidente americano afirmou que, apesar da breve conversa, eles já combinaram de se reunir na próxima semana, o que sinaliza uma possível reaproximação entre os dois países. Ele ressaltou que "só faz negócio com pessoas de quem gosta" e que gostou do presidente brasileiro.

"Aquilo que parecia impossível, deixou de ser impossível e aconteceu. Eu fiquei feliz quando Trump disse que pintou uma química boa entre nós", declarou Lula durante coletiva de imprensa, em Nova York.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:16, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter