Pernambuco, 20 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

LULA recebe LIRA no Palácio da Alvorada após bloqueio de EMENDAS

O motivo da reunião não foi informada pelas assessorias, mas ocorreu dias após uma decisão do ministro Flávio Dino, suspender o pagamento de cerca de R$ 4,2 bilhões em emendas.

27 de dezembro de 2024 às 09:42   - Atualizado às 10:05

A pauta da reunião não foi informada pelas assessorias dos políticos.

A pauta da reunião não foi informada pelas assessorias dos políticos. Reprodução/CNN

Na tarde da quinta-feira, 26  de dezembro, no Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do executivo federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em reunião reservada em meio a bloqueio de emendas.

De acordo com a atualização da agenda oficial de Lula, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), também estiveram no Alvorada por volta do mesmo horário.

A pauta da reunião não foi informada pelas assessorias dos políticos, mas a conversa ocorreu dias após uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender o pagamento de cerca de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão que não teriam cumprido critérios de transparência para sua execução.

A decisão judicial foi publicada na segunda-feira (23), antevéspera do feriado de Natal. No despacho, Flávio Dino também determinou a instauração de inquérito pela Polícia Federal (PF), após pedido do PSOL, que teve, por base, suspeitas de irregularidades na destinação dos recursos de emendas das comissões permanentes do Legislativo.

Recentemente, a decisão de Dino, definindo critérios de transparência e rastreabilidade para a liberação de emendas, foi referendada por unanimidade pelo STF.

Por causa do encontro com Lula, o presidente da Câmara adiou uma reunião por videoconferência que ocorreria com líderes partidários, para tratar das eleições para a Mesa Diretora da Câmara, marcadas para fevereiro do próximo ano.

O principal candidato à sucessão de Lira, que conta com apoio do próprio presidente em fim de mandato, é o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), cuja candidatura já recebeu a adesão formal de 17 partidos. A composição dos demais cargos para a Mesa Diretora ainda está em negociação entre as bancadas

Com informações da Agência Brasil.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

03:15, 20 Mar

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Clarissa Tércio fala sobre ataque de pitbulls.
Posicionamento

Vídeo: Clarissa Tércio cobra aprovação de projeto para responsabilizar donos de pitbulls em ataques

A cobrança veio após dois irmãos serem atacados por um cão dessa raça no Recife, na terça-feira, 19 de março.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Investigação

DPU afirma que Moraes violou direito de mulher acusada de participar do 8 de janeiro

O órgão argumenta que há desigualdade no tratamento entre acusação e defesa.

Cerimônia na Amupe.
Cerimônia

Amupe: prefeita de Igarassu, Elcione Ramos toma posse como 1ª secretária

O evento contou com a presença da governadora em exercício Priscila Krause.

mais notícias

+

Newsletter