Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula reafirma abertura ao diálogo após declarações de Trump

Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos afirmou que o líder brasileiro poderia contatá-lo a qualquer momento.

Cami Cardoso

02 de agosto de 2025 às 08:06   - Atualizado às 08:37

Presidente Lula e Donald Trump, líder da Casa Branca.

Presidente Lula e Donald Trump, líder da Casa Branca. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira, 1º de agosto, em uma postagem nas redes sociais, que segue aberto ao diálogo com os Estados Unidos (EUA), em meio a imposição de tarifas comerciais e sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e que a prioridade é reduzir os impactos econômicos e sociais das medidas unilaterais adotadas pelos norte-americanos.

"Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano", escreveu Lula.

A declaração ocorre horas após o presidente dos EUA Donald Trump afirmar que pode conversar com Lula em qualquer momento que o brasileiro quiser. 

Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos afirmou que o presidente Lula pode entrar em contato com ele "a qualquer momento" para tratar das tarifas impostas aos produtos brasileiros e de outros conflitos comerciais entre os dois países.

"Ele pode falar comigo quando quiser. Vamos ver o que acontece, eu amo o povo brasileiro", e acrescentou: "as pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada".

Veja Também

As declarações ocorrem após a oficialização, na última terça-feira (30), de tarifas de 50% sobre diversos produtos brasileiros. Segundo o governo dos EUA, a medida foi tomada como resposta a uma "emergência nacional" provocada pelas ações e políticas "incomuns" e "extraordinárias" do Brasil.

Apesar da medida, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que cerca de 44,6% das exportações brasileiras ficaram isentas do tarifaço.

Uma lista com cerca de 700 produtos – como aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro – continuará sujeita à tarifa de 10%, anunciada anteriormente em abril.

Na quinta-feira (31), Trump assinou uma ordem executiva que impõe tarifas entre 10% e 41% a diversos países. O decreto reajusta as tarifas anunciadas pelo republicano em 2 de abril, data que ficou conhecida como o Dia da Libertação.

O texto da ordem executiva ainda sinaliza que as tarifas podem ser revistas e reduzidas, dependendo do avanço de acordos com parceiros comerciais, que, segundo o presidente norte-americano, estão em andamento.

Agência Brasil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:19, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter