Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula já trabalha pela reeleição que é dada como certa pelos seus aliados

O PT e outras alas da esquerda estão atuando para suavizar os impactos negativos da gestão.

Jameson Ramos

29 de abril de 2025 às 09:32   - Atualizado às 09:33

Presidente Lula ao lado da primeira-dama Janja da Silva.

Presidente Lula ao lado da primeira-dama Janja da Silva. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mesmo com o cenário atual do presidente Lula (PT) não sendo nada favorável para o petista, que enfrenta a queda da sua popularidade, o núcleo mais próximo do líder da esquerda brasileira acredita que ele tem todas as chances de se reeleger em 2026.

No entanto, a reeleição do presidente não deve ser uma tarefa nada fácil, tendo em vista que todas as últimas pesquisas divulgadas recentemente mostram que o governo Lula não tem agradado os brasileiros. 

A pesquisa AtlasIntel divulgada na segunda-feira, 28 de abril, mostra que 50,1% dos brasileiros desaprovam o desempenho do presidente no comando do país. 

O levantamento feito pelo mesmo instituto no dia 1º de abril constatou que a reprovação de Lula chegou a 53,6%. Ou seja, mesmo com tendência de queda, a desaprovação da gestão petista ainda é grande na maioria dos brasileiros.

Este cenário é preocupante para o PT, no entanto, o partido e outras alas da esquerda estão tentando suavizar os impactos negativos da gestão - que também enfrenta a alta do preço dos alimentos -, o calcanhar de Aquiles do governo.

Veja Também

Segundo o Conexão Política, nos bastidores, a sensação predominante é de vitória política nas urnas. O partido acredita que Lula continuará mantendo os apoios políticos necessários para garantir um eleitorado capaz de lhe assegurar a reeleição.

Diante da baixa popularidade, o petista está tentando negociar acordos individuais nos estados com políticos do PP, Republicanos, PSD, União Brasil e MDB. 

No Nordeste, onde Lula ainda mantém um melhor desempenho, as tratativas estão adiantadas. O PT deve apoiar nomes do MDB em Alagoas e no Rio Grande do Norte. No estado alagoano, o petista tenta atrair o PP, liderado pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira. 

Um acordo com o PP do Maranhão, comandada pelo ministro dos Esportes, André Fufuca, já é tido como bem encaminhado. Já na Paraíba, o que se fala é que o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) está costurando o apoio do governo federal para que o seu sobrinho e atual vice-governador, Lucas Ribeiro, seja candidato a governador.

Em Pernambuco, Lula deve ter um palanque duplo, com os apoios da governadora Raquel Lyra (PSD), e do prefeito do Recife, João Campos. 

Na segunda-feira, 28 de abril, em entrevista exclusiva ao Portal de Prefeitura, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deixou claro que o Republicanos trabalhará na base do presidente e qualquer definição do partido será em acordo com o líder petista.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:09, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter