Lula e Humberto Costa. Foto: Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Pernambuco nesta semana para inaugurar a fábrica de hemoderivados da Hemobrás, localizada em Goiana, na Zona da Mata Norte do estado.
A unidade será responsável pela produção de seis medicamentos hemoderivados amplamente utilizados no país, atendendo milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliando a capacidade nacional de fornecimento desses insumos.
A expectativa é de que a fábrica contribua para reduzir a dependência de importações e fortalecer o setor farmacêutico nacional.
A instalação da Hemobrás em Goiana faz parte de uma estratégia do Governo Federal de descentralizar investimentos e estimular o desenvolvimento técnico-científico fora do eixo Sul-Sudeste.
Tradicionalmente voltada para a produção de cana-de-açúcar, a cidade vem se consolidando como um polo industrial e tecnológico, com geração de empregos diretos e indiretos.
Além da agenda em Goiana, Lula deve visitar Brasília Teimosa, bairro do Recife onde, em seu primeiro mandato, lançou o programa Fome Zero.
No local, estão previstos anúncios de novos investimentos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de ações voltadas a comunidades urbanas e periferias.
O governo também deve lançar em Pernambuco novas ações do programa Aqui Tem Especialidades, que promove mutirões de atendimento e o uso de unidades móveis de saúde, com foco em ampliar o acesso e a eficiência na rede pública.
O empreendimento, iniciado pelo senador Humberto Costa (PT) quando foi ministro da Saúde, marca um avanço histórico para a saúde pública brasileira.
“Sem dúvida, será um momento importante. Fui um dos ministros que esteve com o presidente naquele evento em Brasília Teimosa, ainda no primeiro mandato. De lá para cá, o bairro avançou muito, principalmente por causa das políticas públicas criadas pelo governo Lula e nas nossas gestões municipais. Agora, o presidente vai retornar mais uma vez com muitos investimentos”, afirmou o senador,
3
16:12, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+