Pernambuco, 21 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula da Fonte assina emenda que facilita pagamento de precatórios e dívidas previdenciárias

A promulgação da emenda, oriunda da PEC 66, teve a assinatura para além de Lula da Fonte e contou com os presidentes Hugo Motta e Davi Alcolumbre.

Gabriel Alves

11 de setembro de 2025 às 09:36   - Atualizado às 10:09

Deputado Lula da Fonte.

Deputado Lula da Fonte. Foto: Divulgação

O segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP/PE), assinou nesta semana a Emenda Constitucional nº 136, oriunda da PEC 66, trazendo importantes avanços para estados e, principalmente, para os municípios brasileiros. A medida estabelece novos prazos para o pagamento de precatórios e permite o reparcelamento especial de débitos previdenciários, beneficiando diretamente os regimes próprios de previdência social e o Regime Geral de Previdência Social nos municípios.

Em pronunciamento, o deputado ressaltou a importância da emenda para os municípios pernambucanos:

"Tenho a alegria de assinar como membro da Mesa a Emenda Constitucional de número 136, que permite que os estados e municípios reparcelem seus débitos de Previdência, no que tange aos regimes próprios de cada ente. Isso é muito importante e, como municipalista, fico satisfeito em contribuir com essa conquista, especialmente para os municípios de Pernambuco, que poderão reorganizar suas finanças e investir mais em serviços essenciais para a população".

A assinatura da emenda, agora promulgada, representa um avanço significativo para a gestão financeira dos municípios de Pernambuco, permitindo maior fôlego para investimentos e ações locais que beneficiem diretamente a população. A emenda constitucional foi promulgada também através da assinatura dos presidentes, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, além dos demais membros da mesa-diretora da Câmara e do Senado Federal.

"Assinamos essa Emenda Constitucional em prol dos estados e municípios brasileiros, com um impacto muito positivo para Pernambuco. É um passo importante para garantir mais segurança e planejamento financeiro aos gestores municipais", concluiu o deputado.

Veja Também

Aprovação da PEC

Presente na Mobilização Municipalista da Confederação Nacional de Municípios (CNM) o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia acompanhou a promulgação da PEC 66, ocorrida no Congresso Nacional na terça-feira, 9 de setembro. O ato contou com a presença do presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, além de parlamentares e lideranças municipalistas de todo o país.

Segundo Marcelo Gouveia, a PEC representa um avanço importante para os municípios, especialmente em relação ao parcelamento previdenciário e aos precatórios.

“Essa PEC vai ajudar muito no parcelamento previdenciário, estendendo os prazos e limitando em 1% da Receita Corrente Líquida o valor a ser pago pelos municípios anualmente. Também amplia os prazos para os precatórios, com limites que variam entre 1% e 5% ao ano, de acordo com a realidade de cada município”, destacou.

O presidente da Amupe reforçou ainda a relevância da união do movimento municipalista e da articulação com o Congresso Nacional.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:11, 21 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Reembolso dos descontos ilegais do INSS.
Benefício

INSS começa a pagar 13º salário dos aposentados e pensionistas na sexta (24); veja calendário

Ao todo, cerca de 35,2 milhões de pessoas terão acesso ao pagamento antecipado, que deve movimentar aproximadamente R$ 78,2 bilhões na economia.

Henrique Queiroz Filho e Eduardo da Fonte.
Posição

Henrique Queiroz Filho defende trabalho de Eduardo da Fonte: 'credencia para ser futuro senador'

O deputado destacou os investimentos em unidades de referência como o IMIP, o Hospital de Câncer de Pernambuco e o Hospital das Clínicas feito pelo colega.

Geraldo Alckmin, Vice-presidente da república
Melhorias

Geraldo Alckmin recorre a ganho de produtividade com mais tecnologias para justificar fim da 6x1

De acordo com Alckmin, a redução da jornada é uma tendência mundial porque a tecnologia permite que se faça mais com menos funcionários e exige, também, mão de obra mais qualificada.

mais notícias

+

Newsletter