Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado, 24 de maio, em Campo Verde (MT), do lançamento do programa Solo Vivo, que tem o objetivo de recuperar áreas degradadas destinadas à agricultura familiar mato-grossense.
A iniciativa conta com investimento inicial do Governo Federal de R$ 42,8 milhões e busca melhorar a qualidade dos solos, aumentar a produtividade das lavouras, fortalecer a geração de renda e promover a permanência das famílias no campo.
Durante a cerimônia, também foram entregues máquinas agrícolas e retroescavadeiras – ação que integra o programa Solo Vivo –, além de 78 títulos para assentamentos de reforma agrária.
Durante discurso, o presidente Lula destacou que as entregas representam um passo importante para reduzir as desigualdades do campo, melhorando o acesso às tecnologias.
"Eu queria dizer para vocês o gesto que foi feito hoje aqui entregando essas máquinas para poder melhorar a capacidade produtiva de vocês e melhorar a qualidade da terra. O que essas máquinas vão provar é que não é que o pequeno agricultor é incompetente e o grande produtor é competente. É preciso acabar com essa falácia. O que o pequeno produtor não tem é as mesmas condições de comprar os equipamentos que tem o grande produtor”, afirmou o presidente
Para Lula, o programa Solo Vivo é mais um passo para garantir mais igualdade e segurança alimentar.
“Na hora que você permite que a tecnologia que os grandes usam chegue aos pequenos, os pequenos terão chance de produzir a mesma quantidade e com muito mais amor, porque não estão pensando só em vender, estão pensando em coisas para comer também. Isso é um dado diferente. Portanto, essa entrega de títulos e essa entrega de máquinas é um novo começo das coisas que vão acontecer no Brasil”, disse Lula.
“Hoje eu assumi o compromisso de voltar, depois da primeira colada (fase inicial da produção), nesses companheiros do Projeto Solo Vivo. Assim que chover, que começarem a brotar as coisas que eles plantaram, eu quero voltar aqui para tirar fotografia e mostrar o que acontecerá nesse país se a gente investir igualmente em todos”, completou Lula.
Para a agricultora Olivede de Alcântara, o Solo Vivo vai ajudar a agilizar a produção.
“Esses solos aqui dessa região são todos muito carentes. Recuperando esse solo você vai ter mais possibilidade, maior plantio, melhor qualidade de produção. Poder trabalhar sem gastar tanto na hora do plantio. Você usa semente e uma calagem de adubo está bom porque a terra já está bem boa”, disse.
Na primeira etapa de implementação do programa, entre 800 e 1.000 famílias serão atendidas, em propriedades com média de 10 a 15 hectares cada, dentro de assentamentos.
2
20:19, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+