Pernambuco, 23 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

LULA e BOLSONARO são nomes usados por 282 CANDIDATOS nas URNAS, aponta site

O TSE registrou 457 mil candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador. Agora, os nomes apresentados serão analisados pela Justiça Eleitoral.

22 de agosto de 2024 às 13:37   - Atualizado às 14:11

LULA e BOLSONARO são nomes usados por 282 CANDIDATOS nas URNAS.

LULA e BOLSONARO são nomes usados por 282 CANDIDATOS nas URNAS. Foto: Reprodução

Um levantamento realizado pelo Metrópoles indica que 282 candidatos ao pleito de 2024 irão pegar carona em um dos dois polos da política atual. A análise utilizou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e considerou aqueles que figuram com nome de urna incluindo os termos “Lula”, “Lulinha”, “Bolsonaro” e “bolsonarista”.

O Metrópoles lembra que a Justiça Eleitoral permite que os candidatos usem apelidos e nomes pelos quais são conhecidos para concorrer nas eleições. Com isso, muitos postulantes adotaram nas eleições deste ano nomes em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).

Lula e Bolsonaro disputaram o Palácio do Planalto nas eleições de 2022, corrida eleitoral marcada pela polarização, o que foi refletido no percentual de votação. Segundo informações do próprio TSE, Lula venceu o segundo turno das eleições com 50,9% dos votos, contra 49,1% de Jair Bolsonaro. A diferença entre os dois então candidatos foi de 2,13 milhões.

Entre os 78 candidatos com nome de urna relacionado ao ex-presidente, somente cerca de 9% apresentam o sobrenome. Nesse grupo está Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que tenta mais um mandato na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, e Jair Renan (PL-SC), que disputa o cargo de vereador em Balneário Camboriú (SC).

Já entre os 194 candidatos que apresentarão “Lula” ou “Lulinha” nas urnas, somente 1,55% têm o nome na certidão de nascimento.

Lula e Bolsonaro nos estados

São Paulo é o estado com o maior número de candidatos às eleições municipais que utilizam o nome de Bolsonaro para tentar se eleger, com 22 postulantes. Vale lembrar que na corrida pelo Palácio do Planalto em 2022 o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro conquistou 55,24% dos votos válidos na unidade da Federação, contra 44,76% de Lula.

Leia Também

Na outra ponta, a Bahia aparece como a unidade da Federação com o maior número de candidatos que usam o nome do atual presidente para angariar votos nas eleições deste ano, com 36 postulantes. Assim como ocorreu com Bolsonaro em São Paulo, Lula ganhou na Bahia, com 72,12% dos votos válidos, contra 27,88% de Bolsonaro.

Registro de candidatura

Os candidatos às eleições municipais deste ano tiveram até a última quinta-feira, 15 de agosto, para registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral.

O TSE permite que o candidato utilize como nome de urna o prenome; sobrenome; cognome; nome abreviado; apelido ou nome pelo qual é mais conhecido.

Ainda de acordo com a Corte Eleitoral, foram registradas 457 mil candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador. Agora, os nomes apresentados serão analisados pela Justiça Eleitoral, que irá definir quem poderá aparecer na urna eletrônica.

Da redação do Portal com informações do site Metrópoles.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:15, 23 Ago

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Polícia Federal prende filho de desembargador.
Operação

PF prende filho de desembargador por negociar decisões judiciais

As investigações sobre o caso correm em sigilo na corte de Brasília, onde os investigados têm prerrogativa de foro.

Sessão plenária do STF / Crédito: Nelson Jr./SCO/STF
EMPREGADOS

STF valida decreto que dispensa norma internacional sobre demissão sem justa causa; ENTENDA

A convenção cria parâmetros de proteção a trabalhadores nos casos de dispensa sem justa causa e, entre outros pontos, prevê que o empregado tem o direito de saber os motivos da sua demissão.

Ministro Alexandre de Moraes e Ciro Gomes
Posição

CIRO Gomes CRITICA Alexandre de MORAES por sobre INQUÉRITOS abertos no STF

Para o ex-governador, o magistrado está "produzindo nulidades" que podem, "inclusive, garantir a impunidade dos malfeitores".

mais notícias

+