Pernambuco, 25 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula é aprovado por 60% dos pernambucano, aponta pesquisa Datafolha/CBN

O estudo apresenta margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%

Redação

06 de fevereiro de 2026 às 14:49   - Atualizado às 14:51

Presidente Lula com a bandeira de Pernambuco.

Presidente Lula com a bandeira de Pernambuco. Foto: Ricardo Stuckert

A maioria dos pernambucanos aprova o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa Datafolha/CBN divulgada nesta sexta-feira, 6 de fevereiro. O levantamento mostra que 60% dos entrevistados avaliam positivamente a atuação do presidente, enquanto 37% desaprovam e 4% afirmam não ter opinião formada.

Os números indicam leve variação em relação ao estudo anterior, realizado em outubro do ano passado, quando 61% aprovavam e 36% desaprovavam a gestão federal.

Os dados revelam um cenário de estabilidade na avaliação do governo entre os eleitores do estado. Apesar da pequena oscilação negativa na aprovação, o índice segue alto dentro do recorte regional analisado pelo instituto. A pesquisa também apresenta detalhes sobre a percepção dos pernambucanos em relação à qualidade da administração federal, trazendo recortes por regiões e níveis de avaliação.

Quando os entrevistados classificam o governo Lula de forma mais detalhada, 42% definem a gestão como “ótima” ou “boa”. Em outubro de 2025, esse percentual era de 44%, o que mostra uma leve redução dentro da margem de variação esperada em pesquisas de opinião. Ao mesmo tempo, 30% consideram o governo “ruim” ou “péssimo”, índice que subiu um ponto percentual em comparação ao levantamento anterior, que marcava 29%. Outros 27% avaliam a gestão como “regular”, enquanto 1% não respondeu.

A pesquisa aponta diferenças claras entre as regiões de Pernambuco. No interior do estado, 47% dos entrevistados classificam o governo Lula como positivo, dentro das opções “ótimo” ou “bom”. Já na Região Metropolitana do Recife, esse índice recua para 36%. Os números mostram que a percepção sobre o governo federal varia conforme a realidade local e as experiências dos moradores em diferentes áreas do estado.

Veja Também

As rádios CBN Recife e CBN Caruaru, em parceria com o Blog do Elielson, encomendaram a pesquisa ao Instituto Datafolha. A equipe entrevistou 1.022 pessoas entre os dias 2 e 4 de fevereiro. O estudo apresenta margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%, dentro dos padrões adotados em pesquisas eleitorais e de opinião pública.

O levantamento possui registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números PE-09595/2026 e BR-06559/2026. O registro garante transparência ao processo e permite que os dados sejam acompanhados por órgãos de fiscalização e pelo público.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:00, 25 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro e a deputada federal Roberta Roma.
Articulação

Flávio Bolsonaro cogita deputada da Bahia para vice na chapa presidencial, diz jornal

A busca por um nome do Nordeste faz parte da estratégia para ampliar a presença eleitoral na região, onde o bolsonarismo enfrenta maior resistência.

Raquel Lyra e Kassab filiam Guilherme Uchoa Jr. ao PSD.
Chegada

Raquel Lyra e Kassab filiam Guilherme Uchoa Jr. ao PSD e reforçam bancada em Pernambuco na Câmara

Para o deputado, a decisão é resultado de um amplo diálogo com lideranças da sigla.

Edinazio Silva e Felipe Santos (Solidariedade
Eleições

"Edinazio terá autonomia total para montar chapa Solidariedade-PRD", diz vice nacional Felipe Santo

O Portal de Prefeitura conversou com Felipe Espírito Santo, vice-presidente nacional da sigla, que destacou a confiança da direção nacional na nova liderança em Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter