Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula afirma que trocou 580 cartas com Janja quando estava na prisão; veja vídeo

Na época, a agora primeira-dama, que é socióloga e já militava no Partido dos Trabalhadores, passou a visitar o presidente regularmente.

Everthon Santos

30 de maio de 2025 às 09:57   - Atualizado às 09:58

Lula e Janja.

Lula e Janja. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante um discurso no Paraná, nesta quinta-feira, 29 de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou os 580 dias que passou preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

O chefe do Executivo contou que trocou uma carta por dia com a atual primeira-dama, Janja Lula da Silva, durante todo o período em que esteve detido.

Ao mencionar o tempo de cárcere, o presidente destacou o papel fundamental que a comunicação com Janja teve para manter seu estado emocional.

“Eu e Janja escrevemos 580 cartas durante os 580 dias que fiquei preso. O Rocha levava a minha carta pela manhã, e o Maneco me trazia a dela à tarde”, contou Lula, referindo-se ao advogado Luiz Carlos Rocha e a Manoel Caetano, que o visitavam com frequência.

Lula afirmou que o recebimento das cartas era o ponto alto de seus dias na cela.

Veja Também

“Vocês não têm noção do que é receber uma carta. Vocês já receberam carta de amor? Vale mais do que um presente”, declarou, sob aplausos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O presidente disse que ficava ansioso sempre que o advogado Manoel chegava para a visita.

“O Maneco conversava comigo dois minutos e eu já perguntava: ‘E a carta?’. Quando ele dizia ‘hoje não tem carta’, eu entrava em depressão. Mas a tristeza passava no dia seguinte, quando eu recebia duas”, completou.

O presidente reforçou o impacto emocional das mensagens e descreveu como as noites solitárias eram preenchidas com sentimentos de saudade e inspiração.

“De noite, você sozinho numa cela, pensando na amada, e escrevendo pra ela... Eu nunca pensei que fosse tão bom escrever uma carta”, comentou. O depoimento arrancou reações comovidas da plateia.

A troca de cartas entre Lula e Janja começou logo nos primeiros dias da prisão, em abril de 2018. Na época, Janja, que é socióloga e já militava no Partido dos Trabalhadores, passou a visitar Lula regularmente.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:33, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter