Lula e Janja. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Durante um discurso no Paraná, nesta quinta-feira, 29 de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou os 580 dias que passou preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
O chefe do Executivo contou que trocou uma carta por dia com a atual primeira-dama, Janja Lula da Silva, durante todo o período em que esteve detido.
Ao mencionar o tempo de cárcere, o presidente destacou o papel fundamental que a comunicação com Janja teve para manter seu estado emocional.
“Eu e Janja escrevemos 580 cartas durante os 580 dias que fiquei preso. O Rocha levava a minha carta pela manhã, e o Maneco me trazia a dela à tarde”, contou Lula, referindo-se ao advogado Luiz Carlos Rocha e a Manoel Caetano, que o visitavam com frequência.
Lula afirmou que o recebimento das cartas era o ponto alto de seus dias na cela.
“Vocês não têm noção do que é receber uma carta. Vocês já receberam carta de amor? Vale mais do que um presente”, declarou, sob aplausos.
O presidente disse que ficava ansioso sempre que o advogado Manoel chegava para a visita.
“O Maneco conversava comigo dois minutos e eu já perguntava: ‘E a carta?’. Quando ele dizia ‘hoje não tem carta’, eu entrava em depressão. Mas a tristeza passava no dia seguinte, quando eu recebia duas”, completou.
O presidente reforçou o impacto emocional das mensagens e descreveu como as noites solitárias eram preenchidas com sentimentos de saudade e inspiração.
“De noite, você sozinho numa cela, pensando na amada, e escrevendo pra ela... Eu nunca pensei que fosse tão bom escrever uma carta”, comentou. O depoimento arrancou reações comovidas da plateia.
A troca de cartas entre Lula e Janja começou logo nos primeiros dias da prisão, em abril de 2018. Na época, Janja, que é socióloga e já militava no Partido dos Trabalhadores, passou a visitar Lula regularmente.
2
23:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+