Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula: 'Passei 1h30 dentro de uma máquina para saber se estava com algum problema na cabeça'

A fala do presidente aconteceu após o mesmo sentir uma tontura no início da semana.

Fernanda Diniz

29 de maio de 2025 às 17:49   - Atualizado às 17:59

Luiz Inácio Lula da Silva.

Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quarta-feira, 28, em evento na Paraíba, que passou uma hora e meia em exames médicos para saber a causa da tontura que sofreu no início da semana.

"Ontem eu passei uma hora e meia dentro de uma máquina para saber se eu estava com algum problema na cabeça, pois eu senti uma tontura. Era labirintite", disse o presidente.

Lula ainda brincou com a situação, dizendo que descobriu que "labirintite é excesso de inteligência.

"Mas eu cheguei no médico, o médico falou: 'Você está maravilhosamente bem. Você está bonitão. Vai lá para Cachoeira dos Índios que é melhor. Aí eu estou aqui'", disse para a plateia de apoiadores na cidade.

Após almoçar no Planalto na segunda-feira, 26, Lula sentiu quadro de vertigem e foi, no carro oficial da Presidência, para o Hospital Sírio-Libanês de Brasília.

Veja Também

Ele cancelou agendas com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). Ao deixar o hospital, no fim da tarde, ele ficou em repouso no Alvorada.

O presidente despachou na residência oficial ao longo desta terça-feira, 27. Lula realizou exames de imagem e de sangue no hospital que, segundo os médicos Rafael Gadia e Luiza Dib, estão "dentro da normalidade".

A fala de Lula sobre a saúde se deu no momento em que ele dizia que vai anunciar um programa de médicos especialistas. Lula também prometeu uma linha de crédito para motoboys que trabalham com entregas de comida.

No evento, Lula também fez críticas aos antecessores pela demora em tirar do papel o projeto de transposição do São Francisco, iniciado em seu mandato anterior.

Ele afirmou que Deus deixou o sertão sem água porque sabia que ele se tornaria presidente da República e ainda afirmou que "faltou coragem" aos presidentes que o antecederam para fazer a transposição do Rio São Francisco

"Fazia 179 anos que se prometia água para essa região. Graças a Deus, eu descobri uma coisa: Deus deixou o sertão sem água porque ele sabia que eu ia ser presidente da República e eu ia trazer água para cá", disse Lula.

No discurso, Lula disse que as obras da transposição não foram iniciadas por seus antecessores por "falta de coragem". Ele também afirmou que a fome devido à seca é um sinal de "falta de vergonha" de presidentes e governadores dos Estados.

"A seca é um fenômeno da natureza. Sempre vai existir a seca. Agora, a fome por causa dela é falta de vergonha das pessoas que governam esse país e os Estados da Federação", afirmou o presidente.

Lula participou da entrega do Marco 1 do Ramal do Apodi, que faz parte das obras da transposição do Rio São Francisco, no município de Cachoeira dos Índios (PB). A estrutura, que está 75% concluída e deve ser finalizada em outubro de 2026, tem 115,5 km de extensão.

Mais cedo, em Salgueiro (PE), Lula esteve na cerimônia de assinatura de uma ordem de serviço para duplicar a capacidade de bombeamento de água de uma estação da transposição São Francisco.

No evento, ele falou da importância das construções e destacou o impacto da medida provisória do setor elétrico para a faixa da população mais pobre.
 

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:32, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

João Pessoa celebra 441 anos nesta quarta (5) como uma das capitais mais importantes do Nordeste
Festa

João Pessoa celebra 441 anos nesta quarta (5) como uma das capitais mais importantes do Nordeste

Fundada em 1585, às margens do Rio Sanhauá, o município nasceu com o nome de Nossa Senhora das Neves, sua atual padroeira.

Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil nos EUA
Decisão

Trump autoriza cancelamento do visto de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos

Não foram apresentados detalhes oficiais sobre os motivos que levaram ao cancelamento do visto da diplomata. Também não houve manifestação pública do governo americano explicando os fundamentos da decisão

Ex-presidente e ex-ministro do STF, Luís Roberto Barroso
Saúde

Barroso é internado em São Paulo após intoxicação alimentar contraída durante viagem à França

Além dos sintomas da intoxicação alimentar, o ex-presidente do STF também apresentou comprometimento da função renal, o que levou à decisão pela internação para acompanhamento mais rigoroso

mais notícias

+

Newsletter