Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula defende retorno de José Dirceu e ex-dirigentes do PT condenados no Mensalão e Lava Jato

Em seu discurso, Lula citou nominalmente os ex-ministros José Dirceu e José Genoino, além dos ex-tesoureiros Delúbio Soares e João Vaccari Neto.

Fernanda Diniz

05 de agosto de 2025 às 16:44   - Atualizado às 17:34

Lula e José Dirceu.

Lula e José Dirceu. Foto: Reprodução/Redes sociais

Durante o 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado no domingo, 3 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o retorno de antigos dirigentes da legenda que foram condenados nos escândalos do Mensalão e da Lava Jato, mas que tiveram suas sentenças anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seu discurso, Lula citou nominalmente os ex-ministros José Dirceu e José Genoino, além dos ex-tesoureiros Delúbio Soares e João Vaccari Neto.

Disse estar feliz com a presença de Delúbio e Vaccari no evento e considerou importante o retorno de José Dirceu à direção nacional do partido. Também afirmou que Genoino deveria estar de volta à cena política da legenda.

“Eu estou feliz que o companheiro Delúbio esteja presente aqui nesta plenária. Estou feliz, acho que o Vaccari também está aqui nesta plenária. Acho extremamente importante a volta do José Dirceu para a direção nacional do PT. Acho que o companheiro Genoino deveria estar nessa também”, declarou.

Após a fala, a plateia reagiu com gritos de apoio a José Dirceu, que cogita disputar uma vaga de deputado federal em 2026 com apoio de Lula. As condenações dos quatro citados foram anuladas pela Justiça.

Veja Também

Lula também cobrou autocrítica do partido. Disse que o PT não deve se limitar à autocelebração e defendeu o reconhecimento de erros para que não se repitam.

“Quando a gente faz a exaltação do PT é muito bonito porque a gente conquista aplausos. Mas se a gente também não comentar os erros que nós fizemos, a gente pode continuar cometendo esses erros”, afirmou.

José Dirceu, um dos fundadores do PT, assumirá um cargo na nova executiva nacional, agora presidida por Edinho Silva, empossado no mesmo evento.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:06, 26 Mar

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro e a deputada federal Roberta Roma.
Articulação

Flávio Bolsonaro cogita deputada da Bahia para vice na chapa presidencial, diz jornal

A busca por um nome do Nordeste faz parte da estratégia para ampliar a presença eleitoral na região, onde o bolsonarismo enfrenta maior resistência.

Raquel Lyra e Kassab filiam Guilherme Uchoa Jr. ao PSD.
Chegada

Raquel Lyra e Kassab filiam Guilherme Uchoa Jr. ao PSD e reforçam bancada em Pernambuco na Câmara

Para o deputado, a decisão é resultado de um amplo diálogo com lideranças da sigla.

Edinazio Silva e Felipe Santos (Solidariedade
Eleições

"Edinazio terá autonomia total para montar chapa Solidariedade-PRD", diz vice nacional Felipe Santo

O Portal de Prefeitura conversou com Felipe Espírito Santo, vice-presidente nacional da sigla, que destacou a confiança da direção nacional na nova liderança em Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter