Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula da Fonte pede inclusão dos aprovados da PRF na Lei Orçamentária Anual de 2025

A convocação de novos agentes, além de fortalecer a corporação, evita a necessidade de um novo concurso.

Eduarda Queiroz

08 de abril de 2025 às 13:12   - Atualizado às 13:12

Lula da Fonte e Yrwing Henrique.

Lula da Fonte e Yrwing Henrique. Foto: Divulgação

O deputado federal e segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP-PE), reforçou seu apoio à convocação de uma nova turma da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda dentro da validade do concurso, que se encerra em dezembro de 2025.

O parlamentar recebeu Yrwing Henrique, representante da comissão de aprovados, para tratar da pauta.

O deputado federal solicitou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a inclusão de recursos na Lei Orçamentária Anual de 2025 para garantir a convocação.

“Trata-se de uma demanda legítima e urgente. A PRF é um dos pilares da segurança pública no Brasil, e não podemos abrir mão de reforçar seu efetivo enquanto temos candidatos qualificados prontos para assumir. Nosso mandato seguirá à disposição para lutar por essa convocação”, destacou o parlamentar.

Segundo a comissão, há cerca de 213 cargos vagos atualmente, com previsão de chegar a 500 até o fim do ano. Dos aproximadamente 700 aprovados no concurso vigente, estima-se que entre 450 e 500 estejam, de fato, dispostos a assumir o cargo.

Veja Também

Desse total, cerca de 115 são mulheres, o que representa um avanço importante em termos de diversidade dentro da corporação. Além disso, 70 aprovados são pernambucanos.

A PRF é essencial no combate ao crime nas rodovias federais e enfrenta hoje um déficit preocupante no efetivo.

A convocação de novos agentes, além de fortalecer a corporação, evita a necessidade de um novo concurso, gerando economia de tempo e recursos para o Estado.

Atuações do deputado

O deputado federal e segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP-PE), usou a tribuna para expressar sua indignação com a atuação da atual gestão da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

De acordo com o deputado, o Campeonato Pernambucano marcado por polêmicas e controvérsias. Além disso, ele citou que teve baixa assistência aos clubes do interior e incitação à violência por parte do presidente Evandro Carvalho.

Ainda segundo Lula da Fonte, as declarações do presidente da FPF chegaram a incentivar confrontos físicos com torcedores do Santa Cruz. Além disso, o parlamentar citou que a ausência do VAR no Campeonato Pernambucano levanta dúvidas sobre a transparência e a credibilidade da arbitragem na competição.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:45, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter