Pernambuco, 18 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo e Lula da Fonte solicitam ao Ministério da Saúde a interiorização da oncologia em Pernambuco

A audiência foi realizada na última terça-feira, 1º de abril, e contou com a participação dos deputados Júlio Arcoverde e Átila Lira.

03 de abril de 2025 às 09:30   - Atualizado às 09:30

Eduardo e Lula da Fonte junto aos deputados, Júlio Arcoverde e Átila Lira, após reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Eduardo e Lula da Fonte junto aos deputados, Júlio Arcoverde e Átila Lira, após reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Foto: Divulgação

Os deputados federais, Eduardo da Fonte (PP/PE), Lula da Fonte (PP/PE), Júlio Arcoverde (PP/PI) e Átila Lira (PP/PI) participaram, na última terça-feira, 1º de abril, de uma audiência no Ministério da Saúde com o ministro Alexandre Padilha para tratar de pautas estratégicas para a saúde pública do Nordeste. Entre os temas abordados, destaque para o pedido de interiorização da oncologia em Pernambuco, com foco na habilitação do serviço de cardiologia no Hospital do Câncer do Sertão do Araripe.

Localizada no sertão pernambucano, a unidade tem potencial para atender pacientes de diversos municípios de Pernambuco, além de regiões do Piauí, Ceará e cidades vizinhas, ampliando o acesso ao tratamento oncológico em áreas historicamente desassistidas.

“Estamos trabalhando para que o tratamento contra o câncer chegue ao sertão com estrutura e dignidade. A interiorização da oncologia é um passo essencial para levar saúde pública de qualidade a quem mais precisa”, afirmou o deputado Eduardo da Fonte.

Além da interiorização, os parlamentares solicitaram a habilitação de 10 leitos de UTI pediátrica para o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), a redução da idade mínima para a realização de mamografias no SUS e informações atualizadas sobre os aparelhos de cobaltoterapia em funcionamento no sistema público de saúde.

“Nosso objetivo é garantir que os serviços oncológicos cheguem ao interior com a mesma qualidade dos grandes centros. Quem mora no sertão também tem direito a um atendimento de excelência, sem precisar percorrer longas distâncias para realizar seus tratamentos”, destacou o deputado Lula da Fonte.

Veja Também

Nova aquisição 

 

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) deu um grande passo na modernização do tratamento oncológico com a entrada em funcionamento de um novo acelerador linear Halcyon. O equipamento já está beneficiando cerca de 50 pacientes por dia, com expectativa de ampliar esse número para 90 nos próximos meses.

Com o novo aparelho, a capacidade de atendimento do hospital pode aumentar em aproximadamente 50%. Atualmente, o HCP atende cerca de 210 pacientes por dia e registra uma média de 150 novos casos de câncer por mês.

A aquisição do acelerador foi viabilizada por uma emenda parlamentar de R$ 6.491.264,00 destinada pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que entrou para a história do HCP como o parlamentar que mais destinou recursos à instituição.

Na segunda-feira (31/03), Eduardo da Fonte e o deputado federal Lula da Fonte visitaram o hospital para conhecer de perto o novo equipamento.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:25, 18 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Foto: Reprodução
Resenha

"Olha a cadeira": Romeu Zema brinca com Pablo Marçal ao relembrar cadeirada do Datena

Na gravação, o ex-governador faz uma brincadeira em tom descontraído ao sugerir que poderia "jogar uma cadeira" na direção do empresário.

Pré candidatura de Eduardo Moura.
Foco

Novo de Pernambuco vai em busca de cadeira na Câmara Federal com pré-candidatura de Eduardo Moura

A oficialização do nome do vereador foi endossada pelo presidente estadual do partido, Tecio Teles, ao lado do parlamentar.

Ministro Edson Fachin assume presidência do STF.
Educação

STF libera R$ 3,7 bilhões do Fundef: Nordeste é o maior beneficiado com novos precatórios

Decisão do ministro Edson Fachin destrava recursos para Bahia, Pernambuco, Ceará e outros estados da região; veja quem tem direito ao recebimento.

mais notícias

+

Newsletter