19 de dezembro de 2024 às 17:55 - Atualizado às 17:55
Deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) Foto: Portal de Prefeitura
O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) encaminhou à ministra da Saúde, Nísia Trindade, um pedido formal para a adoção de medidas que promovam a popularização da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) em todo o Brasil.
A solicitação enfatiza a necessidade de ampliar o alcance e a adesão à imunização, essencial na prevenção de diversos tipos de câncer, como o de colo do útero.
De acordo com o parlamentar, apesar da eficácia comprovada da vacina, a cobertura vacinal no país ainda é insuficiente, principalmente entre adolescentes. Essa baixa adesão compromete os esforços nacionais de prevenção de doenças associadas ao HPV.
"Precisamos de campanhas mais incisivas, que conscientizem pais, responsáveis e jovens sobre a segurança e os benefícios dessa vacina", destacou Lula da Fonte.
No documento, o parlamentar propôs uma série de ações para facilitar o acesso à imunização. Entre as medidas sugeridas estão o reforço nas campanhas de conscientização; a ampliação dos pontos de vacinação, incluindo parcerias com escolas e comunidades rurais; a capacitação de profissionais de saúde e a criação de estratégias inovadoras, como a vinculação da vacinação a programas sociais e educacionais.
O deputado federal Lula da Fonte destacou ainda o impacto positivo que a popularização da vacina pode gerar na saúde pública, com a redução de custos relacionados ao tratamento de doenças e a melhoria na qualidade de vida da população.
"Esse é um investimento que salva vidas e reduz o peso no sistema de saúde. Conto com o apoio da ministra Nísia para levar adiante essas ações tão necessárias", finalizou o deputado.
A iniciativa reafirma o compromisso do parlamentar com a saúde, uma das principais prioridades de seu mandato.
4
10:19, 27 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
O ministro está sendo especulado como um dos nomes que vão disputar uma vaga no Senado.
Segundo ele, o tempo tem passado, mas que ainda não se observam avanços expressivos nas ações do Governo Federal.
No primeiro trimestre deste ano, mais de 23,7 milhões de viajantes embarcaram em voos nacionais.
mais notícias
+