Presidente Lula. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Durante sua participação no congresso nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso sobre o cenário político recente e sobre a reação da sociedade às mudanças ocorridas no país. (Veja vídeo abaixo)
Lula afirmou que “a gente costuma jogar a culpa nos outros e não pensa se errou, o que deixou de fazer ou não fez”, sobre a responsabilidade coletiva pelos rumos do Brasil.
O presidente questionou como figuras “politicamente grotescas”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, chegaram ao poder.
“Como é que se explica uma figura politicamente grotesca como Bolsonaro virar presidente da República desse país? Como é que se explica?”, disse.
O presidente também mencionou exemplos de líderes com perfil semelhante eleitos em países da América do Sul e da Europa.
Ao relembrar seu período no Palácio do Planalto, entre 2002 e 2010, Lula afirmou que viveu “o melhor momento político, ideológico e social da América do Sul”.
Segundo Lula, esse período foi marcado por avanços econômicos e inclusão social. O presidente disse ainda que a esquerda deve avaliar os motivos que levaram à perda de influência em alguns países.
Lula defendeu que grupos progressistas retomem o diálogo com a sociedade e busquem compreender as razões pelas quais parte da população se aproximou de discursos conservadores nos últimos anos.
3
4
11:33, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+