Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

LULA: CÉREBRO do presidente foi DESCOMPRIMIDO e CIRURGIA durou DUAS HORAS, diz médico

O chefe do Executivo teve um sangramento entre o cérebro e a membrana dura-máter.

Everthon Santos

10 de dezembro de 2024 às 10:46   - Atualizado às 10:46

Presidente Lula discursando.

Presidente Lula discursando. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O médico Marcos Stavale, que atendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre segunda e terça-feira, 9 e 10, disse que a cirurgia na cabeça pela qual o petista passou durou cerca de duas horas e que o cérebro do político foi descomprimido. Ele deu a declaração em entrevista a jornalistas na manhã desta terça em São Paulo sobre o estado de saúde do presidente.

De acordo com o médico, Lula teve um sangramento entre o cérebro e a membrana dura-máter. O sangramento, agora removido, havia comprido o cérebro do petista, o que foi tratado no procedimento

O problema de Lula estaria ligado ao acidente doméstico sofrido em 19 de outubro passado. O petista cai no banheiro e bateu a cabeça. Nas semanas seguintes, fez uma série de exames e passou vários dias trabalhando a partir do Palácio da Alvorada, sem comparecer à sede do governo.

Entenda

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi operado às pressas na madrugada desta terça-feira, 10 de dezembro, após sentir dores de cabeça, segundo informou um boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês. Após sentir dores de cabeça, uma ressonância magnética identificou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em outubro.

Lula foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma. A cirurgia ocorreu sem intercorrências e o presidente está em boas condições de saúde sob supervisão médica na UTI.

Veja Também

A equipe é liderada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio em São Paulo, para onde Lula foi transferido após o início das dores em Brasília.

Na data do acidente que levou às dores, o Estadão apurou que o presidente caiu no banheiro do Palácio da Alvorada no final da tarde, após retornar de São Paulo.

O presidente foi levado à unidade do Sírio na capital federal onde seu ferimento na cabeça foi tratado. Ele levou três pontos no local. Após o atendimento médico, o presidente foi liberado para retornar ao Alvorada.

Na ocasião, segundo o Hospital Sírio-Libanês de Brasília, o presidente sofreu uma lesão com corte e contusão na parte de trás da cabeça.

Dois dias após o acidente, em conversa com o candidato petista à prefeitura de Camaçari (BA) Luiz Carlos Caetano, Lula disse que a queda ocorreu por "bobagem" e não afetou "nenhuma parte mais delicada".

Com informações do Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:06, 17 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Método contraceptivo Implanon.
Saúde

Abreu e Lima passa a oferecer método contraceptivo "Implanon" gratuito para mulheres

O método oferece uma eficácia altíssima por um período de até três anos, o que elimina a necessidade de lembretes diários para tomar comprimidos.

Deputado federal Eduardo da Fonte
Proposta

Eduardo da Fonte Lança projeto de lei que amplia direitos a pessoas com fibromialgia incapacitante

Para o deputado, a medida corrige uma lacuna na legislação ao incluir pacientes que enfrentam limitações severas no dia a dia

Deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).
Cobrança

Tabata Amaral: "jogo vicia igual cigarro"; deputada faz vídeo criticando bets e perfis de fofoca

Parlamentar informou que está apresentando mais um projeto de lei que proíbe propagandas de casas de apostas, como os casos das bets.

mais notícias

+

Newsletter