11 de janeiro de 2024 às 11:59
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 11 de janeiro, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e da Segurança Pública.
Como mostrou o Estadão, ele aceitou o convite do presidente nesta quarta-feira (10). O ministro aposentado do Supremo vai substituir Flávio Dino, que em fevereiro assumirá uma cadeira na Corte.
Lewandowski pretendia começar uma temporada de trabalho mais tranquila e aproveitar mais a família, após deixar o STF em abril do ano passado. No entanto, recebeu incentivo de amigos e familiares para aceitar o cargo.
Com a saída de Dino e a entrada de Lewandowski, o Ministério da Justiça poderá ganhar atuação mais discreta. Em conversas reservadas, aliados de Lula afirmam que o ex-presidente do STF não tem o mesmo perfil de enfrentamento de Dino, que protagonizou vários confrontos com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula aposta na "sensibilidade" e na "expertise" de Lewandowski para enfrentar problemas que o PT não tem conseguido resolver. A opção pelo egresso do STF leva à Esplanada uma figura com trânsito no Judiciário, mas não só.
Como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Lewandowski marcou sua gestão com a capacidade de implementar mudanças que impactaram o sistema como um todo, como o mecanismo das audiências de custódia, a partir de 2015.
3
22:06, 05 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Homem conhecido como Nildo Soldado foi abordado pela Polícia Militar durante ocorrência no bairro da Mirueira, no domingo (4).
Os dois candidatos somaram 5,2 milhões de votos, segundo resultados divulgados pelo TSE no domingo (4).
Vereador do Recife ficou na primeira suplência para deputado federal e avaliou desempenho do partido nas eleições deste ano.
mais notícias
+