Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Eu ainda tenho disposição para mais umas cinco eleições", diz Lula

A fala do presidente foi durante sua participação no congresso nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Fernanda Diniz

18 de outubro de 2025 às 16:18   - Atualizado às 17:19

presidente Lula.

presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Durante discurso, na última sexta-feira, 17 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou a necessidade de disputar novamente as eleições, destacando sua idade, mas também, segundo ele, a disposição que ainda mantém para a política. (Veja vídeo abaixo)

“Pra que eu tenho que ser candidato outra vez? Eu tô com 80 anos, hein? Apesar de que vocês acham que eu tenho 30. Mas eu ainda tenho disposição pra mais umas cinco eleição, podem ficar tranquilos. Mas eu fico pensando: pra quê? Qual é o projeto que nós vamos apresentar a esse país?”, afirmou Lula.

Veja vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lula fala sobre Bolsonaro em discurso 

Durante sua participação no congresso nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso sobre o cenário político recente e sobre a reação da sociedade às mudanças ocorridas no país. (Veja vídeo abaixo)

Lula afirmou que “a gente costuma jogar a culpa nos outros e não pensa se errou, o que deixou de fazer ou não fez”, sobre a responsabilidade coletiva pelos rumos do Brasil.

Veja Também

O presidente questionou como figuras “politicamente grotescas”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, chegaram ao poder.

“Como é que se explica uma figura politicamente grotesca como Bolsonaro virar presidente da República desse país? Como é que se explica?”, disse.

Vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O presidente também mencionou exemplos de líderes com perfil semelhante eleitos em países da América do Sul e da Europa.

Ao relembrar seu período no Palácio do Planalto, entre 2002 e 2010, Lula afirmou que viveu “o melhor momento político, ideológico e social da América do Sul”.

Segundo Lula, esse período foi marcado por avanços econômicos e inclusão social. O presidente disse ainda que a esquerda deve avaliar os motivos que levaram à perda de influência em alguns países.

Lula defendeu que grupos progressistas retomem o diálogo com a sociedade e busquem compreender as razões pelas quais parte da população se aproximou de discursos conservadores nos últimos anos.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:34, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter