Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula afirma que a CLT tirou os trabalhadores da escravidão

Na mesma declaração, o presidente disse que só ele e Getúlio Vargas se preocuparam com a inclusão social na história.

Everthon Santos

29 de maio de 2025 às 07:56   - Atualizado às 07:57

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira, 28 de maio, que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tirou o trabalhador da escravidão, ao falar que muitos a criticam.

Na mesma declaração, o petista disse que só ele e Getúlio Vargas, presidente que criou a CLT, se preocuparam com a inclusão social na história.

"Só teve dois presidentes que tiveram preocupação com inclusão social. Um foi Getúlio Vargas quando criou o salário mínimo, em 1939, e quando criou a CLT, em 1943. Porque a CLT, que hoje muita gente não gosta e não quer trabalhar, tirou o trabalhador da escravidão para colocar ele com jornada de trabalho, com direito a férias e muito mais coisas que nós sabemos", disse Lula.

No mesmo discurso, Lula disse que tem condições de provar que a inteligência não se aprende na escola. A declaração foi feita em uma cerimônia em Cachoeira dos Índios (PB), onde ele citou o fato de ter chegado à Presidência, em 2003, sem ter um diploma universitário.

"Sou o primeiro presidente da República que chegou na Presidência sem ter um diploma universitário. Não tenho orgulho de dizer isso, mas também não tenho vergonha. Não cheguei porque não tive condições de chegar. Mas eu tenho condições de provar que a inteligência da pessoa a gente não aprende na escola", disse Lula.

Veja Também

Segundo Lula, a vitória na eleição de 2002 significou uma "provação de Deus" para ele realizar aquilo que ele cobrava dos políticos quando era uma liderança sindical. O presidente disse que sempre refletiu sobre o passado enquanto esteve à frente do Executivo.

"Tenho que provar sempre que eu não posso fracassar", disse.

Lula participou da entrega do Marco 1 do Ramal do Apodi, que faz parte das obras da transposição do Rio São Francisco, no município de Cachoeira dos Índios (PB). A estrutura, que está 75% concluída e deve ser finalizada em outubro de 2026, tem 115,5 km de extensão.

Mais cedo, em Salgueiro (PE), Lula esteve na cerimônia de assinatura de uma ordem de serviço para duplicar a capacidade de bombeamento de água de uma estação da transposição São Francisco No evento, ele falou da importância das construções e destacou o impacto da medida provisória do setor elétrico para a faixa da população mais pobre.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:12, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter