Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Liana Cirne propõe emenda para garantir Auxílio Aluguel Social a vítimas de violência no Recife

"O poder público precisa agir com firmeza. Muitas mulheres permanecem em situação de violência por absoluta dependência econômica", disse a parlamentar.

Isabella Lopes

17 de dezembro de 2025 às 14:12   - Atualizado às 14:13

Liana Cirne.

Liana Cirne. Foto: Divulgação.

A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), apresentou uma emenda parlamentar para assegurar o pagamento do Auxílio Aluguel Social destinado a mulheres vítimas de violência doméstica na capital pernambucana.

A iniciativa reforça uma política pública estruturante criada por meio do Projeto de Lei nº 43/2025, de autoria da parlamentar, que institui o “Auxílio Aluguel Social” como uma medida emergencial, humanitária e de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade que sofreram violência doméstica.

A emenda no valor de R$ 48 mil, viabiliza parte do recurso ao projeto que garante um auxílio financeiro temporário para pagamento de aluguel às mulheres que já estejam amparadas por medida protetiva, possibilitando que deixem o ambiente de agressão com segurança e sem depender financeiramente do agressor.

“O poder público precisa agir com firmeza. Muitas mulheres permanecem em situação de violência por absoluta dependência econômica. O Auxílio Aluguel Social garante um teto seguro e a possibilidade real de recomeço”, destaca Liana Cirne.

O benefício será prioritariamente concedido a mulheres com filhos menores, reconhecendo a dupla carga de sofrimento e responsabilidade enfrentada por mães vítimas de violência. A duração prevista é de seis meses, podendo ser prorrogada por mais seis.

Veja Também

Além de assegurar moradia temporária, o projeto busca restituir dignidade, saúde mental e segurança emocional às mulheres, além de facilitar o acesso a outros serviços da rede de proteção, como atendimento psicológico e jurídico.

A apresentação da emenda ocorre em meio a um cenário alarmante da violência de gênero em Pernambuco. Em 2025, o número de feminicídios já supera o total registrado em 2024 antes mesmo do fim do ano. 

Até o mês de novembro, 82 mulheres foram assassinadas por violência de gênero no estado, um aumento de 20,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados reforçam a urgência de políticas públicas eficazes. Em âmbito nacional, estatísticas mostram que mais de 60% dos feminicídios acontecem dentro da residência da vítima e que, em 13% dos casos, as mulheres estavam sob medidas protetivas, evidenciando a necessidade de garantir alternativas reais de proteção e autonomia.

“Não vamos ficar de braços cruzados vendo mulheres serem mortas. Cada mulher precisa de proteção, autonomia e dignidade. Essa emenda é um passo concreto para salvar vidas no Recife”, reforça a vereadora.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:28, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter