Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lia de Itamaracá anuncia saída da Secretaria de Turismo e Cultura da Ilha

Aos 80 anos de idade e com mais de 70 anos de carreira, a cantora afirmou que deixa a gestão pública, mas segue firme na defesa da cultura.

Redação

05 de setembro de 2025 às 10:56   - Atualizado às 12:41

Lia de Itamaracá é exonerada da Secretaria de Turismo e Cultura da Ilha.

Lia de Itamaracá é exonerada da Secretaria de Turismo e Cultura da Ilha. Foto: Divulgação

A cantora e cirandeira Lia de Itamaracá, reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco, anunciou na noite de quinta-feira, 4 de setembro, sua exoneração do cargo de secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Ilha de Itamaracá.

A decisão partiu do prefeito Paulo Galvão (PSD) e foi confirmada pela própria artista em comunicado divulgado em suas redes sociais.

Aos 80 anos de idade e com mais de 70 anos de carreira, Lia de Itamaracá afirmou que deixa a gestão pública, mas segue firme na defesa da cultura.

“Não deixo a cultura, deixo a Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá”, declarou em tom de desabafo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Confira nota de Lia de Itamaracá na íntegra

"Não estou deixando a cultura, mas a Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá. Meu compromisso com a cultura popular e por todos aqueles que fazem a permanece vivo por que caminha comigo.

Depois das minhas últimas declarações sobre os entraves que vinha enfrentando como Secretária de Turismo, Cultura e Lazer, recebi a notícia da minha exoneração feita pelo prefeito Paulo Galvão nesta noite. Estou em São Paulo onde me preparo para uma sequência de apresentações. Daqui, reitero meu compromisso com a seriedade do meu trabalho e preocupação com um nome que construí ao longo de mais de 70 anos de carreira com muita resistência, inclusive para ser respeitada como mulher e representante da cultura pernambucana pelo mundo.

Eu não poderia fazer o contrário agora. Não concordei com projetos que não pude opinar em nada, nos quais não tive direito de decisão sendo titular da pasta. Minha equipe também não foi consultada para a destinação de recursos para a contratação de bandas dos eventos que serão realizados na cidade, onde não haverá a participação de artistas da cultura popular. Também fui desrespeitada pela gestão municipal quando fui exonerada temporariamente numa manobra administrativa para realização de eventos.

Na próxima semana tenho uma conversa com o Ministério Público de Pernambuco para tratar esses fatos. Enquanto gestora pública, cargo para o qual fui convidada, mas não pude exercer, esse também é meu papel.

Seguirei fazendo minha ciranda de mãos dadas com minha Ilha. Lia não se cala, Lia não se curva e ninguém desmerece ou desrespeita Lia de Itamaracá."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:10, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter