Pernambuco, 23 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

STJ aplica norma do STF sobre MACONHA pela 1ª vez e TIRA PENA de usuário FLAGRADO com 23g da droga

O réu havia sido condenado a seis anos de prisão, mas o entendimento do Tribunal é que não há crime - tendo em vista a baixa gramatura - mas, sim, infração administrativa, conforme a tese fixada pelo Supremo.

22 de agosto de 2024 às 16:21   - Atualizado às 16:33

Maconha

Maconha Foto: Agência Brasil/ Arquivo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) adotou, pela primeira vez em decisão colegiada, a tese que descriminaliza o porte de maconha para uso pessoal em pequenas quantidades, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

No último dia 14, o STJ julgou um recurso apresentado por um réu processado por portar 23g da droga. Os ministros da Sexta Turma da Corte decidiram, por unanimidade, extinguir a punibilidade do homem.

Agora, o processo retornará à primeira instância, que deverá aplicar medidas como advertência sobre o uso de entorpecentes e presença obrigatória em cursos para conscientização sobre o tema.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Além de portar 23g da droga, o réu foi flagrado fumando maconha em um beco por policiais. Ele havia sido condenado a seis anos de prisão, mas o entendimento do STJ é que não há crime - tendo em vista a baixa gramatura - mas, sim, infração administrativa, conforme a tese fixada pelo Supremo.

Em junho, o STF descriminalizou o porte de até 40g de maconha ou seis pés da planta, desde que não haja indícios de tráfico, como a presença de balanças, medidores ou embalagens para comercialização.

Leia Também

A decisão, entretanto, não legalizou o porte da droga. O uso pessoal continua sendo ilícito, e fumar maconha em lugar público ou vendê-la permanece proibido.

Agora, entretanto, há uma distinção entre usuário e traficante. A nova norma também prevê penas alternativas aos consumidores, como prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo.

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:20, 23 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

PIRATARIA MUSICAL: Operação derruba OITO SITES ILEGAIS que tiveram 12 MILHÕES de visitas em 2023.
Ação

PIRATARIA MUSICAL: Operação derruba OITO SITES ILEGAIS que tiveram 12 MILHÕES de visitas em 2023

A atividade foi realizada em parceria com as Polícias Civis da Bahia, do Mato Grosso e Pernambuco e faz parte de um esforço contínuo para proteger os direitos dos artistas, compositores e produtores.

Eduardo Honório, prefeito de Goiana.
Eleições

PERNAMBUCO: prefeito de Goiana tem candidatura IMPUGNADA pela Justiça Eleitoral

O gestor, que era vice-prefeito antes de assumir a titularidade, foi eleito em 2020.

Martelo de Justiça
Normas

CNJ altera regras para divórcio, inventário e partilha de bens; VEJA MUDANÇAS

Esses casos serão fiscalizados pelo Ministério Público e, caso o órgão considere a divisão injusta, ele remeterá o processo ao Judiciário.

mais notícias

+