Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

JUSTIÇA mantém PROIBIÇÃO de equipamentos de BRONZEAMENTO ARTIFICIAL no Brasil

A juíza responsável pelo caso negou recurso de um empresário para derrubar a eficácia da resolução da Anvisa.

01 de agosto de 2023 às 08:57

A Justiça Federal decidiu manter a validade da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe o uso de equipamentos de bronzeamento artificial para finalidade estética. A decisão foi proferida na última quinta-feira, 25 de julho, e divulgada na segunda-feira (31) pela Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que atuou no processo para defender a legalidade da norma, em vigor desde 2009. O caso foi julgado pela Seção Judiciária de Tubarão (SC). A juíza responsável pelo caso negou recurso de um empresário para derrubar a eficácia da resolução da Anvisa. Leia mais: >>> ANVISA concede REGISTRO DEFINITIVO para vacina BIVALENTE CONTRA COVID-19; saiba qual O empreendedor pretendia ser beneficiado por uma das inúmeras decisões coletivas que suspenderam a norma sanitária e autorizaram clínicas de estética a oferecerem serviços de bronzeamento. De acordo com a magistrada Ana Lídia Monteiro, a liberação do bronzeamento artificial ocorreu apenas para as partes - empresas e pessoas físicas - de um processo coletivo que tramitou em São Paulo, não podendo ser aplicado em outra localidade, no caso, o município de Tubarão. Riscos Na manifestação protocolada no processo, a AGU defendeu o poder da Anvisa para restringir serviços que possam causar riscos à saúde da população. Em 2009, a Resolução 56 da Anvisa proibiu o uso de equipamentos de bronzeamento artificial. Conforme a norma, não há como determinar nível seguro de exposição aos raios ultravioletas, que podem causar câncer de pele. Suspensão de marca de leite A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma determinação para suspender a comercialização, distribuição e uso dos produtos lácteos da marca Natville. Essa medida foi aplicada devido à constatação de falta de higiene nos produtos fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, sediada em Nossa Senhora da Glória, Sergipe. A suspensão afeta tanto o leite integral quanto o desnatado, ambos em embalagens de um litro, bem como o soro de leite em pó, vendido em embalagens de 25 quilos. Durante uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, foram identificados problemas relacionados à higiene e ao controle de qualidade desses produtos. Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:54, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter