Pernambuco, 18 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça manda governo Lula suspender anúncios pagos sobre fim da escala 6x1 nas redes sociais

Segundo a decisão, os investimentos em publicidade pode caracterizar extrapolação do caráter informativo previsto para a comunicação institucional.

Ricardo Lélis

16 de junho de 2026 às 20:29   - Atualizado às 20:29

Escala 6x1 e Lula.

Escala 6x1 e Lula. (Fotos: Paulo Pinto/Agência Brasil e Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

A Justiça Federal determinou que o governo federal suspenda, no prazo de 48 horas, a veiculação de anúncios patrocinados nas redes sociais relacionados à proposta de fim da escala de trabalho 6x1. A decisão foi tomada em caráter liminar após ação movida pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ).

Ao analisar o caso, a juíza Pollyanna Kelly Maciel Medeiros Martins Alves apontou indícios de utilização de recursos públicos para impulsionar uma pauta legislativa ainda em tramitação no Congresso Nacional. 

Segundo a magistrada, os investimentos em publicidade ocorreram durante o período de discussão da proposta na Câmara dos Deputados, o que pode caracterizar extrapolação do caráter informativo previsto para a comunicação institucional.

A decisão restringe-se aos conteúdos impulsionados mediante pagamento. Com isso, o governo permanece autorizado a abordar o tema por meio de publicações orgânicas em seus canais oficiais. A medida também não alcança pronunciamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizados em cadeia nacional de rádio e televisão.

O processo continua em andamento. A União deverá apresentar informações detalhadas sobre os gastos realizados com a campanha publicitária.

Veja Também

Além disso, o presidente Lula, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, e a própria União serão notificados para apresentar defesa nos autos.

Articulação

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse no dia, 1º de junho, que a expectativa do governo é aprovar o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de descanso, a escala 6x1, até o início do recesso legislativo, que ocorre a partir de 18 de julho.

"Acho que a gente avança no Senado sem maiores delongas", disse o ministro em entrevista ao canal SBT News. A Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a escala 6x1 na última quarta-feira, em primeiro e segundo turno.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:34, 18 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastor Cleyton Collins e Missionária Michele Collins.
Estrutura

Pastor Cleiton e Michele Collins lançam o primeiro comitê da inclusão nas eleições

A proposta é que as famílias possam apresentar demandas, sugestões e experiências para contribuir com a elaboração de propostas para o programa de governo.

Pablo Marçal.
Explicação

Pablo Marçal diz que patrimônio de R$ 7,4 bilhões declarado ao TSE é erro de digitação

O candidato a presidente também disse não saber exatamente em que etapa ocorreu o problema, mas afirmou que o valor registrado não representa sua situação financeira atual.

DATATRENDS PESQUISA GOVERNO DE PERNAMBUCO
Vantagem

DataTrends: Raquel Lyra vira contra João Campos que tinha 13 pontos de diferença no primeiro levantamento da série

Governadora passou de 35% para 44% na série DataTrends, enquanto João Campos caiu de 48% para 35% entre fevereiro e agosto.

mais notícias

+

Newsletter