Pernambuco, 06 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça Federal volta a suspender edital da UFPE com vagas de Medicina para o MST

A nova decisão partiu de uma ação movida pelo vereador Thiago Medina (PL), sob a justificativa de que o processo seletivo é "precário e desproporcional".

Redação

09 de outubro de 2025 às 20:59   - Atualizado às 21:00

Justiça Federal volta a suspender edital da UFPE com vagas de Medicina para o MST.

Justiça Federal volta a suspender edital da UFPE com vagas de Medicina para o MST. Foto: Divulgação

A Justiça Federal em Pernambuco voltou a suspender o edital da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que previa a criação de uma turma especial do curso de Medicina, em Caruaru, no Agreste, destinada a estudantes ligados ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A decisão, proferida pela 9ª Vara Federal, interrompe novamente o processo seletivo que abriria 80 vagas no Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

A nova decisão partiu de uma ação movida pelo vereador Thiago Medina (PL), que questionou os critérios adotados no edital. Essa é a segunda vez que a Justiça Federal determina a suspensão do processo. A primeira havia ocorrido em setembro, após um pedido apresentado pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB). As duas ações tramitam na mesma vara e estão sob responsabilidade do juiz Ubiratan de Couto Maurício, o mesmo que assinou ambas as decisões.

No novo pedido, o vereador Thiago Medina argumenta que o edital estabelece um processo seletivo “precário e desproporcional”, e afirma que os critérios de seleção poderiam favorecer integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O juiz acatou o pedido liminar e suspendeu o certame até que a Justiça analise o mérito da ação.

O edital questionado previa a formação de uma turma extra de Medicina com 80 vagas, voltada a públicos historicamente excluídos do ensino superior. As vagas seriam destinadas a assentados da reforma agrária, famílias beneficiárias do Crédito Fundiário, educadores que atuam com essas comunidades, egressos de cursos promovidos pelo Incra, acampados cadastrados e quilombolas.

A proposta fazia parte de uma parceria entre a UFPE, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Pronera, programa federal que tem como objetivo promover a inclusão educacional de pessoas que vivem em áreas de reforma agrária. A iniciativa buscava ampliar o acesso de estudantes de origem rural a cursos de alta demanda, como Medicina, fortalecendo políticas de interiorização e justiça social.

Com a nova decisão, o processo seletivo fica novamente paralisado. A Procuradoria Federal, que representa a UFPE, acompanha o caso e avalia as medidas cabíveis. Como se trata de uma decisão de primeira instância, a universidade pode recorrer ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede em Recife. O mesmo tribunal já havia se manifestado anteriormente de forma favorável à continuidade da seleção.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:31, 06 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Auxílio-Alimentação.
Aumento

Servidores públicos federais ganham reajuste de 17,5% e vão receber R$ 1.175 de auxílio-alimentação

O impacto financeiro está previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, já enviado ao Congresso Nacional.

Prova de concurso público.
Determinação

MPPE recomenda que prefeitura retome concurso público suspenso há meses; veja qual

A apuração teve início após diversas denúncias encaminhadas à Promotoria de Justiça e à Ouvidoria.

Pastor Cleiton Collins.
Comemoração

Cleiton Collins celebra 30 anos do programa de rádio "Bom Dia Vida" e anuncia lançamento de emissora

Exibido diariamente, o programa, apresentado pelo pastor e pela Missionária Michele Collins, tem programação voltada a temas religiosos.

mais notícias

+

Newsletter