Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça Federal volta a liberar edital da UFPE com vagas de Medicina para integrantes do MST

A decisão suspende a liminar da 9ª Vara Federal de Pernambuco, que havia interrompido o processo seletivo no início da semana.

Redação

10 de outubro de 2025 às 10:08   - Atualizado às 10:08

Justiça Federal volta a liberar edital da UFPE com vagas de Medicina para integrantes do MST.

Justiça Federal volta a liberar edital da UFPE com vagas de Medicina para integrantes do MST. Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) decidiu, nesta sexta-feira, 10 de outubro, restabelecer o edital da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que prevê a criação de uma turma especial do curso de Medicina para estudantes ligados ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

A decisão suspende a liminar da 9ª Vara Federal de Pernambuco, que havia interrompido o processo seletivo no início da semana.

Com o novo posicionamento do tribunal, o edital que oferece 80 vagas suplementares no campus da UFPE em Caruaru, no Agreste do estado, volta a ter validade. A seleção faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), voltado à formação de profissionais vindos de comunidades rurais e assentamentos da reforma agrária.

A medida derrubada havia sido concedida a partir de uma ação popular movida pelo vereador do Recife, Thiago Medina (PL). Ele argumentava que o curso de Medicina não tinha relação direta com os objetivos do Pronera e que o modelo do edital contrariava a Lei de Cotas, ao criar critérios de ingresso específicos fora das situações previstas pela legislação. Além disso, o parlamentar afirmou que o edital favorece integrantes do Movimento Sem Terra (MST).

Essa foi a segunda suspensão do mesmo edital em menos de duas semanas. A primeira havia sido motivada por outra ação, apresentada pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), e também foi revertida pelo TRF5.

No recurso apresentado ao tribunal, a UFPE defendeu que a decisão de primeira instância desrespeitava o próprio entendimento do TRF5, que já havia se posicionado contra a paralisação em um caso idêntico.

A universidade explicou ainda que o Pronera é uma política pública consolidada desde 1998 e vinculada ao Plano Nacional de Reforma Agrária. O programa não cria vagas regulares na universidade, mas sim turmas especiais, financiadas integralmente pelo Incra, sem prejuízo das demais seleções realizadas pela instituição.

Veja Também

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:43, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter