Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

José Dirceu afirma que o PT precisa "se reconstruir de baixo para cima"

O ex-ministro pontuou sobre a necessidade da legenda fortalecer a frente ampla para que Lula possa disputar a reeleição em 2026. 

Jameson Ramos

29 de março de 2025 às 15:35   - Atualizado às 15:40

Lula e José Dirceu

Lula e José Dirceu Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O ex-ministro petista José Dirceu afirmou, neste sábado, 29 de março, que o PT precisa de "uma grande mudança", além da necessidade de "se reconstruir de baixo para cima". 

"O mundo mudou, o Brasil mudou. O PT precisa de certa forma, de baixo para cima, se reconstruir: sedes, filiações, como está fazendo, e principalmente digitalizar o partido. Entrar nas redes, usar esse instrumento tão importante para formar, informar e mobilizar a militância. Inclusive, no futuro, para tomar decisões" , declarou o ex-ministro em entrevista ao Poder360.

Dirceu, que já presidiu o PT de 1995 a 2002, chegando a ser o braço direito do presidente Lula, também pontuou sobre a necessidade da legenda fortalecer a frente ampla para que o líder petista possa disputar a reeleição em 2026. 

"O partido volta também a fortalecer tanto a rente Ampla, que elegeu Lula, como a frente de esquerda. Hoje, nós temos uma federação com PV e PCdoB, mas precisamos estar unidos em 2026 com o PDT, o PSB, o Psol e a Rede, e ampliar essa aliança. Lula vai precisar de um palanque para derrotar o bolsonarismo – ou na figura do [Jair] Bolsonaro ou do Tarcísio [ de Freitas] –, amplo" , afirmou.

Ainda durante a entrevista ao Poder360, Dirceu apontou ser necessário ter uma estratégia contra quatro principais governadores que fazem oposição ao presidente Lula: Tarcísio de Freitas (Republicanos) – governador de São Paulo; Ronaldo Caiado (União Brasil) – governador de Goiás; Romeu Zema (Novo) – governador de Minas Gerais; e Ibaneis Rocha (MDB) – governador do Distrito Federal.

Veja Também

"Precisamos potencializar a oposição a Zema, Caiado, Tarcísio e Ibaneis. Da mesma forma que eles fazem oposição aos nossos governos e ao governo Lula", declarou.

Dirceu ainda salientou que a direita está dividida. “Esse é um problema deles, porque eles estão divididos. Nós temos um candidato que é o presidente Lula. Eles estão divididos. É o Caiado para um lado, o Zema por outro, o Ratinho Júnior [governador do Paraná] por outro, e o Tarcísio esperando que o Bolsonaro não seja candidato. O Bolsonaro já disse que vai ser candidato, que vai ficar ali na indicação até agosto [de 2026] . Então, a direita está com um grande problema. Nós não, nós temos um candidato”, pontua.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:23, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter