Pernambuco, 29 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

José Dirceu diz que Lula o chamou para ser candidato a deputado federal nas eleições de 2026

O ex-ministro da Casa Civil chegou a ocupar o cargo entre 1999 e 2005, mas foi cassado em 2005 no escândalo do Mensalão e preso pelo STF em 2013, além de ser detido outras três vezes pela Operação Lava Jato.

15 de março de 2025 às 15:15   - Atualizado às 15:15

Lula e José Dirceu

Lula e José Dirceu Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que completa 79 anos neste domingo, 16 de março, afirmou ter sido convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser candidato a deputado federal na disputa eleitoral de 2026.

A declaração de Dirceu ocorreu neste sábado, 15, durante coletiva no galpão cultural Elza Soares (Armazém do Campo do MST), nos Campos Elíseos, região central de São Paulo, onde comemora seu aniversário com apoiadores e militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

"E também que eu estudasse a possibilidade de voltar a ser deputado federal, coisa que vou fazer no final do ano. Processo eleitoral do ano que vem vai ser para governar o Brasil, apoiar o presidente, buscar saídas para os problemas que enfrentamos no País, situação internacional é muito grave", afirmou o petista. "Dentro do País, começa uma quinta coluna, bolsonarista, que se alia ao trumpismo, contra os interesses nacionais, sabemos que eles ameaçam a democracia."

Dirceu foi deputado federal entre 1999 e 2005 (venceu as eleições de 1998 e 2002), mas foi cassado em 2005 no escândalo do Mensalão, quando se descobriu que repasses de fundos de empresas eram feitos por meio de doações ao PT para conquistar apoio político. O ex-ministro foi apontado como um dos líderes do movimento criminoso.

Ele foi preso em 2013, após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 11 meses de prisão (cumpriu 354 dias na cadeia e recebeu direito de cumprir o resto da pena em domiciliar).

Anos depois, foi detido três vezes durante a Operação Lava Jato, quando foi condenado pelo então juiz Sérgio Moro a 23 anos de prisão.

Mais tarde, o ex-ministro viu as ações contra ele serem anuladas pelo STF na esteira do movimento que levou à revisão de outras condenações, como as de Lula.

Estadão Conteúdo

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

15:34, 29 Abr

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Lula ao lado da primeira-dama Janja da Silva.
Disputa

Lula já trabalha pela reeleição que é dada como certa pelos seus aliados

O PT e outras alas da esquerda estão atuando para suavizar os impactos negativos da gestão.

Tarcísio de Freitas, Lula e Michelle Bolsonaro
Pesquisa

Lula está à frente de Tarcísio e Michelle nas Eleições 2026, aponta AtlasIntel

O instituto informou que ouviu 5.419 pessoas a partir de um recrutamento digital aleatório entre os dias 20 e 24 de abril.

Urna eletrônica.
Prorrogado

Senado adia votação da PEC que acaba com reeleição para presidente, governadores e prefeitos

A matéria ainda não foi votada na CCJ porque os senadores que compõem a comissão discordam sobre quando a medida passaria a valer.

mais notícias

+

Newsletter