Janja usa kufiya. Foto: Claudio Kbene
Durante o 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado no domingo, 3 de agosto, em Brasília, a primeira-dama Janja Lula da Silva chamou atenção ao utilizar um kufiya tradicional lenço árabe que se tornou símbolo da resistência palestina.
O gesto foi interpretado como uma manifestação de apoio à causa palestina e um protesto contra o conflito em Gaza.
Em suas redes sociais, Janja afirmou estar no evento “defendendo a soberania do Brasil e o fim do genocídio em Gaza”. A declaração foi acompanhada por uma foto na qual ela aparece com o lenço estampado em preto e branco, tradicionalmente associado à luta do povo palestino.
A reunião contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do senador Humberto Costa (PT-PE) e de outras lideranças petistas. Também foi possível ver participantes carregando bandeiras da Palestina, em um claro posicionamento político sobre o conflito no Oriente Médio.
O kufiya, também conhecido como keffiyeh, é uma peça histórica utilizada por árabes há séculos, mas que passou a ganhar conotação política no século XX, especialmente após ser popularizado por Yasser Arafat, líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
Ao adotar o símbolo, Janja reforçou a postura crítica do governo brasileiro à ofensiva israelense na Faixa de Gaza, em consonância com declarações anteriores do presidente Lula sobre o conflito. O gesto, no entanto, também provocou reações nas redes sociais, dividindo opiniões entre apoiadores e críticos.
1
2
3
02:34, 14 Set
25
°c
Fonte: OpenWeather
Candidata ao Senado percorreu Sanharó, São Caetano e Brejo da Madre de Deus ao lado de João Campos, Carlos Costa, Humberto Costa e lideranças da região.
"Foi uma caminhada linda do povo ipojucano. Esse movimento gigantesco é resultado de muito compromisso, trabalho e obra de um palanque que tem história", disse Lara.
Durante o encontro, o candidato a deputado estadual pelo PSD, apresentou propostas e ouviu demandas e sugestões dos participantes.
mais notícias
+