Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Janja nega que tenha ofendido os jornalistas e afirma que chamou os bolsonaristas de "vira-latas"

A primeira-dama reagiu com a ofensa após os jornalistas indagarem ao presidente Lula sobre as declarações de Donald Trump, que taxou os produtos brasileiros em 50%.

Jameson Ramos

10 de julho de 2025 às 13:39   - Atualizado às 13:39

Primeira-dama Janja da Silva.

Primeira-dama Janja da Silva. Foto: Divulgação/Agência Brasil

A primeira-dama Janja da Silva negou, por meio de sua assessoria, que tenha chamado os jornalistas, que indagaram o presidente Lula (PT) sobre as declarações de Donald Trump, de "vira-latas". De acordo com ela, a fala teria sido direcionada para os bolsonaristas.

"A frase dita pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, não se refere aos jornalistas que perguntaram ao presidente Lula sobre as declarações do presidente americano. E, sim, aos bolsonaristas que estão traindo os interesses e a soberania do Brasil", diz a assessoria de Janja.

Entenda

A primeira-dama reagiu batendo palmas e dizendo "Ai, esses vira-latas", após a imprensa questionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as tarifas ao Brasil anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira, 9 de julho.

A reação de Janja à pergunta da imprensa ocorreu quando Lula estava se despedindo do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no salão do Palácio do Itamaraty. Lula, por sua vez, não quis responder sobre as tarifas anunciadas por Trump.

Veja Também

Após uma escalada das tensões entre os dois países, Trump disse que haverá novas tarifas para o País afirmando que "o Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom".

Nesta quarta, o Itamaraty convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre declaração enviada pela embaixada em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Escobar foi recebido pela embaixadora Maria Luisa Escorel, secretária de América do Norte e Europa do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

"Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação", afirmou a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília em nota divulgada nesta quarta-feira, 9, à imprensa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:25, 15 Abr

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jorge Messias, advogado-geral da união
Apoio

Senador Weverton Rocha apresenta relatório favorável à indicação de Jorge Messias ao STF

Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa

Raquel Lyra aprova construção de 25 casas.
Iniciativa

Raquel Lyra aprova construção de 25 casas sustentáveis em Fernando de Noronha

As obras serão realizadas em parceria com a União, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia as unidades habitacionais.

Lula da Silva (PT).
Desaprovação

Genial/Quaest: Lula tem 55% de rejeição e lidera índice entre pré-candidatos à Presidência

Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.

mais notícias

+

Newsletter