Vereadora Liana Cirne e prefeito João Campos. Foto: Divulgação
A polêmica sobre o fim da pista de "bicicross" no Parque da Jaqueira continua gerando polêmica. A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), se manifestou sobre o caso após ser cobrada por seus seguidores.
A mudança no espaço ocorre por decisão da empresa Viva Parques Recife, responsável pela administração dos parques da cidade pelos próximos 30 anos. A concessionária pretende construir um restaurante no local.
Liana Cirne lembrou que se posicionou contra a privatização dos parques municipais quando o projeto foi aprovado em 2021. A vereadora foi uma das cinco parlamentares que votaram contra o Projeto de Lei Nº 12/2021, que transferiu a gestão dos parques da Jaqueira, Santana, Apipucos e Dona Lindu para a iniciativa privada. Ela afirmou que já previa possíveis impactos negativos da medida.
"Na época já denunciamos que situações como essa poderiam ocorrer com a privatização e por isso votamos contra", declarou.
A parlamentar reforçou que alertou sobre os riscos de mudanças que poderiam comprometer a acessibilidade e a função social dos parques públicos.
A decisão da Viva Parques Recife provocou protestos de ciclistas e moradores da cidade. Grupos que utilizam a pista de "bicicross" criticam a substituição do espaço por um empreendimento comercial e defendem a manutenção da estrutura original.
Em 2021, Liana discursou na tribuna e afirmou que os parques são lugares para crianças socializarem e que não deveriam ser privatizados.
“O parque é o espaço onde se ensina cidadania em primeiro lugar. As crianças vão aos parques para se socializarem, para aprenderem a interagir com outras. A lógica do parque é radicalmente diferente da lógica do playground, onde só entra gente com pulseirinha. A existência do parque é democrática por excelência. Privatizar os parques é subverter o que eles têm de melhor: o seu caráter público, radicalmente democrático”, disse Liana, em 2021.
2
20:42, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+