Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Itamaraty critica ameaça feita através de publicação pela Polícia da Venezuela contra Lula

O Ministério de Relações Exteriores, em nota, informou estar "surpreso" com o tom ofensivo usado nas mensagens. 

Isabella Lopes

01 de novembro de 2024 às 18:15   - Atualizado às 18:29

Polícia Nacional da Venezuela ameaça o Brasil através de publicação com imagem de Lula .

Polícia Nacional da Venezuela ameaça o Brasil através de publicação com imagem de Lula . Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta sexta-feira, 1 de novembro, o Itamaraty criticou a publicação feita no Instagram da Polícia Venezuelana que estava fazendo ameaças ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a diplomatas brasileiros. O Itamaraty, em nota, informou estar "surpreso" com o tom ofensivo usado nas mensagens. 

“O governo brasileiro constata com surpresa o tom ofensivo adotado por manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos nacionais”, disse o Itamaraty em nota.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Na postagem feita na quinta-feira, 31 de outubro, a Polícia Venezuelana publicou uma foto de Lula com o rosto borrado com uma mancha preta, a bandeira do Brasil ao fundo e uma frase dizendo "Quem se mete com a Venezuela se dá mal". As ameaças se deram após o Brasil ter vetado a entrada da Venezuela no BRICS, mesmo o psís tendo o apoio da Rússia. 

“A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo”, acrescentou ainda o texto.

O Itamaraty afirmou que o Brasil sempre defendeu a não-intervenção de países estrangeiros na Venezuela e que respeita sua soberania.  

Veja Também

“O governo brasileiro segue convicto de que parcerias devem ser baseadas no diálogo franco, no respeito às diferenças e no entendimento mútuo”, finalizou o texto.

O governo Maduro chamou de volta o embaixador da Venezuela  no Brasil para esclarecimentos, após as declarações do assessor especial de Lula para assuntos internacionais. 

Veja nota completa do Itamaraty 

O governo brasileiro constata com surpresa o tom ofensivo adotado por manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos nacionais.

A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo.

O Brasil sempre teve muito apreço ao princípio da não-intervenção e respeita plenamente a soberania de cada país e em especial a de seus vizinhos.

O interesse do governo brasileiro sobre o processo eleitoral venezuelano decorre, entre outros fatores, da condição de testemunha dos Acordos de Barbados, para o qual foi convidado, assim como para o acompanhamento do pleito de 28 de julho.

O governo brasileiro segue convicto de que parcerias devem ser baseadas no diálogo franco, no respeito às diferenças e no entendimento mútuo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:33, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter